LA SUBVERSIÓN DE LAS EXPECTATIVAS SOCIALES SOBRE LO FEMENINO: UNA LECTURA DIALÓGICO-DISCURSIVA DEL PERSONAJE THEREZA, EN “COISA MAIS LINDA”
UNA LECTURA DIALÓGICO-DISCURSIVA DEL PERSONAJE THEREZA, EN “COISA MAIS LINDA”
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42226Palabras clave:
Análisis del discurso dialógico, la serie “Coisa Mais linda”, Thereza, mujer, resistenciaResumen
Este artículo propone una lectura discursiva del personaje Thereza, de la serie “Coisa Mais Linda” (Netflix, 2019), basada en los supuestos del Análisis Dialógico del Discurso. Parte de la comprensión del lenguaje como un espacio de confrontación entre voces sociales, en el que los significados se constituyen mediante la interacción y la yuxtaposición de posturas ideológicas. La investigación busca observar cómo el discurso de Thereza revela choques discursivos, configurando movimientos de resistencia y afirmación identitaria en un contexto marcadamente opresivo respecto al sujeto femenino. Para ello, nos alineamos con la Teoría Dialógica del Lenguaje (Voloshinov, 2017; Bakhtin, 2016; Medvedev, 2012). Además, basamos nuestra reflexión en contribuciones que problematizan la construcción histórica y discursiva de las identidades femeninas (Butler, 2022; Beauvoir, 1980). Desde un punto de vista metodológico, el estudio es cualitativo (Paiva, 2019), descriptivo (Prodanov y Freitas, 2013) y utiliza un enfoque interpretativo (Bortoni-Ricardo, 2008). Se basa en el análisis de escenas de la primera temporada de la serie, observando declaraciones que revelan tensiones entre discursos autoritarios y respuestas activas. Los resultados indican que, desde una perspectiva dialógica, el discurso del personaje no se reduce a la representación de una condición social, sino que actúa como una práctica enunciativa de lucha e intervención en la realidad, estableciendo nuevos significados y reconfigurando la posición de las mujeres.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. Tradução de Autora Bernardini e outros. São Paulo: Ed. da UNESP, 2014.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução, posfácio e notas de Paulo
Bezerra. São Paulo: 34, 2016.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Fatos e Mitos. Tradução de Sérgio Milliet.
4ª. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1980.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola. 2008.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão de identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e
técnica da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018
VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e EkaterinaVólkova Américo. São Paulo: 34, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Jeniffer de Oliveira Barbosa, Manassés Morais Xavier

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)