O INSTAGRAM COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • André Luiz da Silva Pereira UFRN
  • Luanna Laine Oliveira Martins
  • Tânia Cristina Meira Garcia
  • Djanni Martinho dos Santos Sobrinho
  • Túlia Fernanda Meira Garcia

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33480

Palavras-chave:

Geografia Escolar, instrumento avaliativo

Resumo

O artigo busca realizar uma discussão sobre a utilização do Instagram como instrumento avaliativo no contexto da Geografia Escolar. Para desenvolver essa reflexão, utiliza-se de referenciais que tratam sobre a temática do uso atual das tecnologias, como Santos (1994) e Levy (1999), bem como autores que discutem sobre o ensino de Geografia na contemporaneidade, Pontuschka, Paganalli e Cacete (2009). A Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2008) também está presente, como documento normativo para discutir práticas pedagógicas na Educação Básica. Além da análise bibliográfica, a metodologia é composta pela aplicação de questionário para professores de Geografia na Educação Básica, a fim de coletar dados sobre o Instagram como instrumento avaliativo de aprendizagem. A análise das respostas registradas permite apontar que é necessária uma renovação dos pressupostos didático-pedagógicos dos professores, a fim de romper com padrões tradicionais e enxergar a importância de tecnologias, tais como a rede social Instagram, enquanto elementos que devem compor a metodologia de ensino.

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Publicado

24-09-2023 — Atualizado em 25-09-2023

Versões

Como Citar

DA SILVA PEREIRA, A. L.; OLIVEIRA MARTINS, L. L.; MEIRA GARCIA, T. C. .; DOS SANTOS SOBRINHO, D. M. .; MEIRA GARCIA, T. F. . O INSTAGRAM COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 281–296, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33480. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33480. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensino e tecnologia educacional