A INTERAÇÃO DISCURSIVA DE BASE DIALÓGICA

UMA REFLEXÃO TEÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42276

Palavras-chave:

Teoria Dialógica da Linguagem, Interação Discursiva, Enunciado Concreto, Vida Verboideológica

Resumo

O que é interação? Como pensar a interação a partir de uma base dialógica? Como pensar a interação sob um viés discursivo? Essas são perguntas que norteiam o presente estudo que parte do seguinte objetivo: situar, do ponto de vista teórico, o conceito de interação para a Teoria Dialógica da Linguagem, do Círculo de Bakhtin. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica focada, sobretudo, em duas frentes: uma que situa a perspectiva dialógica da linguagem e outra que, de forma específica, apresenta o conceito de interação discursiva que ampara o lugar teórico do pensamento bakhtiniano e do Círculo como um todo. Teoricamente, os resultados do estudo empreendido sinalizam que: 1) à compreensão da linguagem como um fenômeno de interação discursiva, isto é, uma prática orientada para o outro, como também, para a vida verboideológica; e 2) ao reconhecimento da concepção de interação como um terreno fecundo para se estudar o exercício de ler e de responder a enunciados filiados aos mais diferentes campos da comunicação discursiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Realizou Estágio de Pós-doutorado em Linguística na Universidade Federal da Paraíba. Professor Associado II de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, na Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Membro dos Grupos de Pesquisa: Linguagens, Enunciações e Responsividades (LER/UFCG); Teorias da Linguagem e Ensino (CNPq/UFCG); e O Círculo de Bakhtin em Diálogo (CNPq/UEPB). Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem (Bakhtin e o Círculo) e da Comunicação Midiática. Tem interesse por temas como ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, interações discursivas, gêneros do discurso, vivências educomunicativas e educação midiática no combate à desinformação. 

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2016 [1952-1953].

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, posfácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2015 [1930].

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução do russo de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1919-1974].

BRAIT, Beth; MELO, Rosineide de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In.: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2012, p. 61-78.

BRAIT, Beth. Construção coletiva da perspectiva dialógica: história e alcance teórico-metodológico. In.: FIGARO, R. (Org.). Comunicação e Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2012, p. 79-98.

BRAIT, Beth. Ironia: em perspectiva polifônica. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2011.

BRAIT, Beth. As vozes bakhtinianas e o diálogo inconcluso. In: BARROS, D.; FIORIN, J. L. (Orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp, 2004.

DANTAS, Aloísio de Medeiros; XAVIER, Manassés Morais; ROSAS DE ARAÚJO, Patrícia Silva. Os gêneros do discurso: (re)visitando conceitos. In.: SOUZA, Fábio Marques de; CAMARGO JUNIOR, Ivo Di; XAVIER, Manassés Morais Xavier. (Orgs). Dossiê Círculo de Bakhtin: diálogos e aplicações. São Paulo: Mentes Abertas, 2020, p. 09-24.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012 [1928].

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

ROTTAVA, L. A perspectiva dialógica na construção de sentidos em leitura e escrita. Linguagem & Ensino, Vol. 2, Num. 2, 1999, p. 145-160.

SILVA, Adriana Pucci Penteado de Faria e. Bakhtin. In.: OLIVEIRA, Luciano Amaral. (Org.). Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola, 2013, p. 45-69.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2009.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Estilística do discurso literário II: a construção do enunciado. In.: VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2019 [1930], p. 266-305.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2017 [1929].

VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In.: ______. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João, 2013 [1926], p. 71-100.

XAVIER, Manassés Morais; ALMEIDA, Maria de Fátima. Redes sociais, linguagem e interação discursiva. In.: XAVIER, Manassés Morais. (Org.). Linguística Contemporânea: estudos sobre discursos, cultura digital e ensino. São Paulo: Mentes Abertas, 2020, p. 183-197.

XAVIER, Manassés Morais. As redes sociais digitais como acontecimentos enunciativos de interações discursivas. São Paulo: Mentes Abertas, 2023.

XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EDUFCG, 2020.

Downloads

Publicado

22-12-2025

Como Citar

VIANA AMORIM, Karine; XAVIER, Manassés Morais. A INTERAÇÃO DISCURSIVA DE BASE DIALÓGICA: UMA REFLEXÃO TEÓRICA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK10, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42276. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/42276. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.