HORIZONTE DIALÉTICO DA TEORIA CRÍTICA
DA SUA GÊNESE ÀS DIFERENTES VOZES QUE AMPLIFICAM SUA POTÊNCIA RUMA A UMA CIÊNCIA DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31191Keywords:
Horizonte dialético. Teoria crítica. Ciência decolonial.Abstract
O presente artigo tem por objetivo refletir teoricamente sobre os desenvolvimentos da teoria crítica a partir da perspectiva frankfurtiana, cujos desdobramentos alcançam, hodiernamente, a ecologia dos saberes e a pedagogia decolonial. Pretende-se fazer a diferenciação entre teoria tradicional e teoria crítica, em suas marcas mais comuns, delimitando o horizonte da gênese até seus prolongamentos, a partir da abordagem sobre o fazer científico e de como a ciência sofre as interveniências dos interesses de classe, a partir da definição de seu método e atitudes de seus pesquisadores. Por ser uma análise teórica, busca-se apresentar a influência da teoria crítica em alguns autores vinculados ao movimento decolonial, que seguem questionando a posição de uma ciência pretensamente hegemônica e exigem novas atitudes e ações articuladas com a ciência comprometida com o processo de decolonização do pensamento e dos corpos. O trabalho se apoia na pesquisa bibliográfica de autores como Horkheimer (1990), Adorno e Horkheimer (1985), Santos (2018), Walsh (2013) e Fleck (2013), demonstrando o lastro do pensamento crítico que, partindo da tradição frankfurtiana, ganha novos contornos com base emancipatória a partir da inserção dos debates decoloniais, que, no limite, visam construir condições de possibilidades de uma nova postura frente a ciência e aos grupos historicamente silenciados.
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