PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID37033

Keywords:

Educação inclusiva, Deficiências, Educação especial

Abstract

This article discusses the process of including a student with multiple disabilities in the school context, highlighting emotional, educational and social aspects involved in the process. Based on the perspective of Inclusive Education, the case study focuses, in a qualitative approach, on the specific school inclusion process of a student from a public school in the municipality of Ouro Branco, in Rio Grande do Norte, Brazil. In addition to the information obtained from direct observation in this study, the research had the collaboration of a teacher and also the student's mother, who provided data on concrete experiences through semi-structured interviews, carried out in the second half of 2023. data provided support to highlight important aspects related to the inclusion of students with multiple disabilities in social spaces and practices, as well as difficulties faced in the school inclusion process, highlighting the appreciation of the educational, emotional and social aspects involved in the process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, UFRN

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Mestrado (2015) e doutorado (2015) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor Adjunto-A da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó-RN.

Adriana Azevedo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Stephanie Yasmin Nóbrega de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

References

BRASIL. Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm Acesso em: 04 abr. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 02 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016.

CARVALHO, Erenice Natália S. A educação especial: concepção de deficiência. Brasília, Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação, 1996.

DA COSTA, Dennis Souza. TEIXEIRA, Ivana Siqueira. A Atuação de Forças Centrípetas e Centrífugas no Discurso Religioso Sobre a Pessoa com Deficiência: Reflexões a partir de Bakhtin e o Círculo. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v.19, n.2, abr./jun. 2024, p. 1-30.

DUTRA, Claudia Pereira. Entrevista. INCLUSÃO - Revista da Educação Especial, out. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 02 de abr. 2024.

FERREIRO, Emilia. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999.

MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza et al. Trilhas, caminhos e descaminhos: da diversidade à educação inclusiva. (Capítulo 1) Ações e Implicações para a (Ex) Inclusão, s.d., p. 1-14. Disponível em: Trabalho/trilhas-caminhos-e-descaminhos-da-diversidade-a-educacao-inclusiva.pdf Acesso em: 03 maio 2024.

PLETSCH, Márcia Denise. Deficiência Múltipla: Formação de professores e processos de ensino-aprendizagem. Cadernos de pesquisa v.45 n.155, jan./mar. 2015, p.12-29.

ROSSI, Fernanda Lima Cro. Práticas educacionais inclusivas: deficiência múltipla. Uberlândia, 2012.

SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. A Educação Inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. INCLUSÃO - Revista da Educação Especial, out. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 02 abr. 2024.

SANTANA, Paulina dos Passos Jordão; SILVA, Sileide Mendes da. Deficiência Múltipla no Contexto Escolar. IV CINTEDI, Edição Digital, nov. 2021, p. 1-8.

SASSAKI, Romeu Kazumi. INCLUSÃO: o paradigma do século 21. INCLUSÃO - Revista da Educação Especial, out. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 07 abr. 2024.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

UZÊDA, Sheila de Quadros. Educação inclusiva. Salvador: UFBA, Faculdade de Educação; Superintendência de Educação a Distância, 2019.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. O método instrumental em psicologia. In: _____. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 93-101.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

01-10-2024

How to Cite

NASCIMENTO, I. A. de A. .; AZEVEDO DA SILVA, A. .; YASMIN NÓBREGA DE SOUSA, S. . PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EES02, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID37033. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37033. Acesso em: 23 nov. 2024.