Filosofias africanas
Vozes plurais e contracoloniais nas tessituras filosóficas e educativas
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID37989Keywords:
África, Filosofia, EducaçãoAbstract
.
Downloads
References
ASANTE, Molefi Kete. Os filósofos egípcios: vozes ancestrais africanas de Imhotep à Akhenaten. Tradução de BAKARI, Akili Oji Amauzo. São Paulo: Editora Ananse, 2022.
MACHADO, Adilbênia Freire. Filosofia Africana: ancestralidade e encantamento como inspirações formativas para o ensino das africanidades. Fortaleza: Imprece, 2019a.
MACHADO, Adilbênia Freire. Saberes Ancestrais Femininos na Filosofia Africana: Poéticas de Encantamento para Metodologias e Currículos Afrorreferenciados. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, 268p, Fortaleza, 2019.
OLIVEIRA, Lorena Silva. Filosofia Política Preta: o que zumbi e outrxs quilombista tem a nos dizer? Le Monde Diplomatique – Brasil, edição 160, 2020. Disponível em: https://diplomatique.org.br/o-que-zumbi-e-outrxs-quilombistas-tem-a-nosdizer/?fbclid=IwAR32iE0Yu1mQ7gN3bB2x5Agle1XXKwLHmf9xul3YpEd7mWbq2awD8Z8LJBE. Acesso em: 10 nov. 2020.
ROCHA, Aline Matos da. CORPO-ORÍ-IDADE: uma investigação filosófica sobre ontologia relacional no pensamento de Oyèrónkẹ Oyěwùmí. Tese (doutorado) - Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 173p, Brasília, 2019.
SANTOS, Antônio Bispo. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora / PISEAGRAMA, 2023.
SANTOS, Antônio Bispo. Colonização, quilombos: modos e significações. 2ª ed. – Brasília: AYÔ, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Adilbênia Freire Machado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.