APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA

ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID29780

Palabras clave:

Textbook Review; STSE relationships; Critical Education; PNLD.

Resumen

Textbooks are important tools for support in formal education, and widely used by teachers and students. Therefore, research on textbooks evaluation is relevant to better guide the school community in the choice and use of this curriculum material. In this qualitative, documentary and exploratory research work, we analyzed an approved textbook for the three years of high school, in the area of natural sciences and its technologies. We used an evaluative tool on the STS perspective and concluded that the book still needs to be complemented by other materials and topics for discussion, in order to better provide grounds for the achievement of STSE education’s goals. We also recommend other tools for evaluating STSE relationships present in curriculum materials.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, R.; AMANTES, A.; EL-HANI, C. N. Questões sociocientíficas em projetos estudantis no ensino médio: construindo inovações educacionais no programa ciência na escola. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.) Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 473-489. Disponível em < https://books.scielo.org/id/n7g56/pdf/conrado-9788523220174-23.pdf>. Acesso em: 02/02/2022.

BASSO, L. D. P. Estudo acerca dos critérios de avaliação de livros didáticos de Ciências do PNLD–Período de 1996 e 2013. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, UFPE, Recife, p. 1-15, 2013. Disponível em <https://www.anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/LucimaraDelPozzoBasso-ComunicacaoOral-int.pdf>. Acesso em: 20/02/2022

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: EDUFSC, 1998.

BENCZE, L. et al. Estudantes agindo para abordar danos pessoais, sociais e ambientais relacionados à ciência e à tecnologia. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.) Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 515-559. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27202 >. Acesso em: 18/11/2021.

BORDONI, A. J.; SILVEIRA, M. P.; VIEIRA, R. M. Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS. Poiésis, Unisul, Tubarão, v.14, n. 26, p. 380-402, Jul/Dez 2020.

CARUSO, F.; MARQUES, A. J. Ensaio sobre o negacionismo científico em tempos de pandemia. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, p.1-17, 2021.

CONRADO, D. et al. Educar a partir de diferentes modelos de saúde: discutindo bactérias no ensino de ciências. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. ENCITEC, Santo Ângelo - v. 11, n. 1, p. 202-218, jan./abr. 2021. Disponível em <https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.108>. Acesso em: 20/02/2022.

CONRADO, D. M. Questões Sociocientíficas na Educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. 2017. 239 p. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

CONRADO, D. M.; CONRADO, I. S. Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia. Revista de Pesquisa Qualitativa, v.4, n.5, p.218-231, 2016. Disponível em <https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/40>. Acesso em: 10/12/2021.

CONRADO, D. M.; EL-HANI, C. N.; NUNES-NETO, N. F. Sobre a ética ambiental na formação do biólogo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), v. 30, n. 1, p. 120–139, jan./ jun. 2013.

CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. Questões sociocientíficas para a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no Ensino de Ciências. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.) Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 77–118. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27202 >. Acesso em: 22/01/2021.

CORTELLA, M. S. Porque fazemos o que fazemos? aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização. São Paulo: Planeta, 2016.

CORTEZ, J.; FOSCARIN NETO, A. As proposições do enfoque CTS nos livros didáticos de ciências do 9º ano. Contexto & Educação, ano 35, n. 111, p. 272-286, Mai./Ago. 2020.

DIONOR, G. A. et al. Análise de propostas de ensino baseadas em QSC: uma revisão da literatura na educação básica. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p.197–224, 2020a.

DIONOR, G. A. et al. Avaliando Propostas de Ensino Baseadas em Questões Sociocientíficas: Reflexões e Perspectivas para Ciências no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.20, n.u, p.429–464, 2020b. Disponível em: <https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u429464>. Acesso em: 12/06/2022.

FREITAS, D., et al. Aplicação de uma ferramenta avaliativa para analisar materiais didáticos voltados para uma educação científica numa perspectiva crítica. In: Atas do VII SIACTS, Seminário Iberoamericano CTS, 2020, p. 645-648. Espanha: Universidade de Valência. 2020.

GOMES, C. C. S.; BATISTA, E. R. M. Concepções de ensino CTS nos livros didáticos de ciências naturais. In: Anais do VI CONEDU. Congresso Brasileiro de Educação, 2019, p.1-12, Fortaleza – CE. Campina Grande – PB: Realize, 2019.

HODSON, D. Looking to the future: building a curriculum for social activism. The Netherlands: Sense Publishers, 2011.

HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.) Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 27-57. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27202 >. Acesso em: 12/12/2021.

KAHN, S.; ZEIDLER, D. L. Using our Heads and HARTSS*: Developing Perspective-Taking Skills for Socioscientific Reasoning (*Humanities, ARTs, and Social Sciences). Journal of Science Teacher Education, v.27, n.3, p.261-281, 2016.

LACERDA, N. O. S.; STRIEDER, R. B. Educação CTS e formação de professores: dimensões a serem contempladas a partir do modelo crítico-transformador. Revista Educação e Fronteiras On-Line, v.9, n.25, p.110-126, 2019. Disponível em <https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11015>. Acesso em: 21/12/2021.

LATOUR, B. Reagregando o social. Salvador: EDUFBA; Bauru: EDUSC, 2012.

MARCONDES, M. E. R. et al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de Química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 14, n. 2, p. 281-298, 2009.

MARQUES, A. R.; REIS, P. Geoengenharia do clima: uma controvérsia sociocientífica sobre a responsabilidade na manipulação do clima. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.) Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 345-362. Disponível em < http://hdl.handle.net/10451/35699>. Acesso em: 20/01/2021.

MARTÍNEZ-PÉREZ, L. F. Questões sociocientíficas na prática docente: Ideologia, autonomia e formação de professores [online]. São Paulo: UNESP, 2012.

NUNES-NETO, N. N.; CONRADO, D. M. Ensinando ética. Educação em revista, v. 37, p. 1–28, 2021. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/0102-469824578>. Acesso em: 02/02/2022.

OLIVEIRA, J. M.; CERQUEIRA, L. L. M. Abordagem CTS no ensino de Ciências: um estudo a partir de Teses e Dissertações. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, V.13, N.32, p.1262- 1282, set.-dez. 2021.

PENHA, P. X.; MACIEL, M. D. Análise dos livros didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na Coleção Teláris. Revista Educação Pública, v. 20, nº 36, 22 de setembro de 2020a.

PENHA, P. X.; MACIEL, M. D. Análise dos Livros Didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na coleção Araribá. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 1, n. 7, 2020b.

PENHA, P. X.; MACIEL, M. Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, p. 69-84, maio 2020c.

RACHELS, J. Problemas da filosofia. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 2010.

RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science Education for Citizenship: Teaching Socio-scientific Issues. Philadelphia: Open University Press, 2003.

REIS, P. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de Cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. v.3, n.1, p.1-10, 2013.

ROSA, S. E.; AULER, D. Não neutralidade da ciência-tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.9, n.2, p.203-231, nov. 2016.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, pp. 133-162, 2002.

SARMENTO, A. C. de H.; et al. Princípios de design para um ensino de Ciências contextualizado pelas relações entre ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 183–207, 2019. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11101>. Acesso em: 20/01/2021.

SAVATER, F. Ética de urgência. Barcelona: Ariel Planeta, 2012.

SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Materiais didáticos elaborados por professores de química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores. Ciênc. educ. Bauru, v. 21, n.1, Jan-Mar., 2015.

SILVA, K. M. A.; GOMES, V. B.; PAULA, L. É. C. Análise de seções complementares em livros didáticos de Ciências: potencialidades para discussões sociocientíficas. Educação e Fronteiras [on-line], v. 9, n. 25, p. 127–145, 2019. Disponível em <https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11016>. Acesso em: 20/02/2022.

SILVA, M. S.; ROSA, S. E. Questões energéticas e suas relações com parâmetros CTS: análise em livros didáticos a partir de uma matriz de referência. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, V. 17, N. 38, p. 267-281, 2021.

SOUZA, T. P.; MÜLLER, M. G. O enfoque CTS em livros didáticos brasileiros e em manuais escolares portugueses: uma revisão das publicações em eventos do Ensino de Ciências e Química. Revista Insignare Scientia. RIS. Edição Especial: 40º EDEQ. v. 5, n. 2, p.451-466. Mai./Ago. 2022.

Publicado

13-07-2023 — Actualizado el 07-02-2024

Versiones

Cómo citar

MATIAS MIRANDA, E.; CONRADO, D. M. .; NUNES NETO, N. de F. N. N. APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 72–96, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID29780. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29780. Acesso em: 21 nov. 2024.