EL JUEGO COMO ESPACIO DE REFLEXIÓN DIALÓGICA Y FILOSÓFICA SOBRE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL

Autores/as

  • Luciana Flor Correa Felipe Fapesc

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32586

Palabras clave:

juego, educación infantil, ciencia y tecnología, reflexión dialógico y filosófica

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir como a brincadeira pode constituir-se num momento/espaço de reflexão dialógica e filosófica sobre Ciência e Tecnologia (C&T) na Educação Infantil. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico, com caráter exploratório e descritivo visando obter um amplo conjunto de informações para a definição do quadro conceitual que envolve o objeto de estudo e o esclarecimento da problemática proposta. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem qualitativa. O resultado principal aponta que na educação infantil a brincadeira, por suas características e peculiaridades, pode favorecer a reflexão dialógica e filosófica sobre C&T, pois no ato de brincar as crianças estabelecem múltiplas relações e interações e na convivência se descobrem e se constituem como seres sociais. Nesta perspectiva, a construção dialógica e filosófica de significados sobre C&T por meio da brincadeira proporciona a possibilidade de representar a realidade sem necessariamente ensinar – de forma tradicional – ciência ou conteúdos a ela inerentes, nem tampouco, introduzir complexos conceitos tecnológicos. Significa brincar com o produto da ciência e da tecnologia - brinquedos, jogos e afins – e, desta forma, estimular a curiosidade epistemológica.

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Publicado

28-11-2023

Cómo citar

FLOR CORREA FELIPE, L. EL JUEGO COMO ESPACIO DE REFLEXIÓN DIALÓGICA Y FILOSÓFICA SOBRE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 23, n. 3, p. EE03, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32586. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32586. Acesso em: 24 nov. 2024.