APRENDIZAGEM INTERATIVA NA GEOGRAFIA
EXPLORANDO O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO POWERPOINT
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33468Palavras-chave:
Geography Teaching; PowerPoint, digital resource; ICTsResumo
Com a inserção de novas tecnologias e ferramentas em contextos escolares e de ensino, a utilização do uso de PowerPoint tornou-se bastante frequente pelos professores para facilitar as apresentações do seu conteúdo de uma forma dinâmica e visualmente mais atrativa. É perceptível que alguns docentes estão abertos ao novo, e percebem que há uma necessidade de acompanhar os avanços das tecnologias digitais que podem tornar-se aliadas no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é analisar slides produzidos e utilizados por professores de Geografia em sala de aula, de modo a identificar o saber tecnológico destes profissionais, quanto a criação e uso adequado da ferramenta do PowerPoint, na qualidade do seu potencial pedagógico. No que tange aos aspectos metodológicos, foi utilizado pesquisas bibliográficas que embasam acerca da ferramenta PowerPoint como recurso que disponibiliza funcionalidades para o uso de elementos textuais e audiovisuais. Além disso, foi desenvolvida uma pesquisa documental por meio de uma amostragem de slides selecionados para análise com o suporte de matrizes pré-estabelecidas. O PowerPoint é, portanto, uma das TICs que podem promover uma aprendizagem mais significativa, no entanto, é preciso que o docente alinhe o saber tecnológico e empregue sentido aos princípios pedagógicos inerentes à sua prática de ensino.
Downloads
Referências
BASSO, Ilda; AMARAL, Sergio Ferreira do. Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional. 2006.
BRAGA, Juliana Cristina; MENEZES, Lilian. Objetos de aprendizagem, volume 1: introdução e fundamentos. Juliana Cristina Braga (Org.) Santo André: Editora da UFABC, 2014.
CADENA, Renata; COUTINHO, Solange Galvão. Investigando projeções: critérios para a análise de apresentações digitais de slides. In: Anais [Pôster] do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings. 2015. p. 1276-1282.
CORRÊA, Juliane. Sociedade da informação, globalização e educação a distância. São
Paulo: SENAC, 2007.
DE MAGALHÃES, Pedro Miguel Moura. Uso do PowerPoint na aula de ELE. 2015.
DE OLIVEIRA, Cláudio. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em ação, v. 7, n. 1, 2015.
distância. São Paulo: SENAC, 2007.
DO NASCIMENTO, Roseli Gonçalves; BEZERRA, Fábio Alexandre Silva; HEBERLE, Viviane Maria. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Revista Linguagem & Ensino, v. 14, n. 2, p. 529-552, 2011.
IMAGENS NO POWERPOINT, As. Importa-se de repetir…?. Studies in Communication Sciences, v. 7, n. 2, p. 85-98.
LEITE, Werlayne Stuart Soares; RIBEIRO, Carlos Augusto do Nascimento. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. 2012.
MARTINS, Felisbela. Ensinar geografia através de imagens: olhares e práticas. Grandes problemáticas do espaço europeu: diversidade territorial e oportunidades de desenvolvimento num cenário de crise, 2014.
MARTINS, Isabel; GOUVÊA, Guaracira; PICCININI, Cláudia. Aprendendo com imagens. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 38-40, 2005.
SIMIONATO, Ana Carolina et al. Representação, acesso, uso e reuso da imagem digital. 2012.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangrat, 2014.
TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem. Revista Brasileira de informática na Educação, v. 18, n. 02, p. 04, 2010.
Downloads
Publicado
Versões
- 25-09-2023 (3)
- 25-09-2023 (2)
- 24-09-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.