O USO DAS TICS NO ENSINO DE HISTÓRIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIANDO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-2109 NA ESCOLA ESTADUAL SANTOS DUMONT, PARNAMIRIM/RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33461Palavras-chave:
TICS; COVID-19; Ensino de História; Relatos de experiência., ICTS; COVID-19; History Teaching; Experience reports., TIC; COVID-19; Enseñanza de la Historia; Informes de experiencia.Resumo
RESUMO
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada durante o período da pandemia COVID-19 na Escola Estadual Santos Dumont, Parnamirim/RN, relacionando o Ensino de História e os desafios de utilização das ferramentas metodológicas educacionais que as TICs proporcionaram aos professores e alunos. Atualmente, o universo que abrange as tecnologias da informação ganha de forma acelerada o nosso dia a dia e no contexto do ensino as TICs tiveram seu despertar junto aos profissionais da educação de forma que utilizamos com mais intensidade os métodos tecnológicos em nossos planejamentos de aulas. As TICs são consideradas meios de ligar a escola aos avanços dos recursos tecnológicos, como por exemplo, a criação de softwares, das telecomunicações e a criação de pesquisa na área tecnológica que são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. As novas tecnologias proporcionam recursos didáticos inovadores que de certo atraem os alunos que vivenciam a era digital com bastante entusiasmo e interesse. O desafio pontual para efetivação da aplicabilidade das TICs na educação é o papel que o professor vai exercer, pois vemos ainda uma resistência por parte de alguns docentes em utilizar as TICs em suas aulas. O Ensino de historia vem associando as práticas ditas tradicionais de análises de fontes históricas e do livro didático com as TICs.
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