TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E PERSONALIDADE

UMA REFLEXÃO CRÍTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37201

Palabras clave:

desenvolvimento tecnológico, problemas sociais, filosofia da educação, desenvolvimento da personalidade

Resumen

Este artículo investiga la compleja relación entre cultura y civilización, destacando que el progreso material no sigue una trayectoria lineal y puede, de hecho, implicar el riesgo de caer en formas de barbarie. El estudio analiza los orígenes y las implicaciones de este concepto, enfatizando su influencia en la formación de la personalidad dentro de diferentes contextos sociales. Esta comprensión fundamenta el desarrollo de una educación crítica y consciente que considera tanto las potencialidades como las contradicciones del panorama histórico-social actual. Además, el artículo presenta enfoques para enfrentarse al autoritarismo presente en la sociedad contemporánea, fomentando una reflexión crítica sobre la Ideología de la Racionalidad Tecnológica, así como sobre las intersecciones entre ciencia, tecnología y cultura. Este análisis propone una conciencia amplia que busca estimular el pensamiento independiente y la resistencia a formas de dominación, contribuyendo a una sociedad más justa y equitativa.

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Biografía del autor/a

Erika Giacometti Rocha Berribili, UFSCar

Doutora em Educação na Linha Educação, Cultura e Subjetividade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2020. Completou estágio doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em 2019. Especialização em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em 2023. Mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade na Linha Linguagem, Comunicação e Ciência pela UFSCar, 2015. Graduação em Letras-Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduada em Pedagogia. Pedagogia em andamento na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).Integrante do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Integrante do Grupo de Teoria Crítica e Educação da UFSCar. Professora colaboradora pelo Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (PIDICT) no Curso de Especialização Edutec-SEaD/UFSCar.

Luiz Roberto Gomes, UFSCar

É pós-doutor em ciências da educação pela J. W. Goethe Universität em Frankfurt am Main (Alemanha); é doutor em Educação na área de Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - SOFIE. Autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSCar (mestrado e doutorado). É líder do Grupo de pesquisa "Teoria Crítica e formação ético-política" (UFSCar/CNPq); membro pesquisador doutor do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" CNPq e participa, como pesquisador doutor, do Projeto de Pesquisa "O que significa educar hoje?" pelo convênio trilateral (UNICAMP, UPF e Universidade de Tandil na Argentina). Tem experiência em cursos de pós-graduação (Stricto Sensu) e (Lato Sensu), no Ensino Superior, na Educação Básica e em EAD; tendo atuado nas áreas de Filosofia, Educação e Ciências Humanas. Os projetos de pesquisas em andamento versam sobre as seguintes temáticas: "teoria crítica, política e formação", "a reconstrução empírica da aula a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica Objetiva" e "Ensino Remoto em tempos de computação ubíqua" (Fapesp/ONU). (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

02-10-2025

Cómo citar

BERRIBILI, Erika Giacometti Rocha; ROBERTO GOMES, Luiz. TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E PERSONALIDADE: UMA REFLEXÃO CRÍTICA. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM15, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37201. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37201. Acesso em: 7 dic. 2025.

Número

Sección

Interfaz Salud Mental y Educación: Tejiendo Saberes Interdisciplinarios

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