“Eu não gosto de viajar”
se investigativa sobre o desinteresse por viagens
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2025v13n1ID35709Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Freios no Marketing, Demanda Turística, Desinteresse por viagensResumo
Viagens, em geral, são colocadas como objetos de desejos, contudo nem todos possuem esse anseio. Pelo contrário, há pessoas que não gostam de viajar, porém necessitam se deslocar por questões pessoais (visitar parentes e amigos) e de trabalho, por exemplo. Logo, buscar entender a visão e os motivos das desmotivações destes indivíduos pode ser uma oportunidade de reflexão sobre o marketing turístico e suas áreas de investigação. Para tanto, este trabalho teve como objetivo geral analisar quais são as razões que levam as pessoas a não gostarem de viajar. E, seus objetivos específicos pautam-se em reconhecer fatores que desmotivam e geram o desinteresse em viagens. A metodologia utilizada se caracteriza como uma pesquisa exploratória, qualitativa que usa como técnica a pesquisa narrativa. No total, seis pessoas foram entrevistadas. Como resultados, percebeu-se que existem fatores pontuais que impedem ou desestimulam algumas pessoas a viajar, destacando-se o medo e a ansiedade, considerados “freios” no marketing. Com base nos fatores investigados torna-se possível o início de discussões acerca das pessoas que não se interessam por viagens e, consequentemente, a compreensão do que é necessário para que isso seja, de certo modo, alterado em ações futuras do consumidor.
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