Critérios Sociais Relacionados à Gestão da Sustentabilidade em Restaurantes de um Roteiro Turístico na Serra Gaúcha/RS/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2025v13n2ID36865Palavras-chave:
Gestão da sustentabilidade., Critérios sociais, Restaurantes, Valorização da cultura, TurismoResumo
A incorporação da sustentabilidade na gestão de empreendimentos da cadeia do turismo, entre eles os restaurantes, é importante para a efetivação dos princípios do turismo sustentável. Entre os eixos da sustentabilidade, o social ainda é negligenciado nas pesquisas no setor gastronômico, quando comparado ao eixo ambiental. Portanto, identificar os critérios relacionados ao eixo social representa uma contribuição para o seu fortalecimento e a sua consolidação. O presente estudo teve como objetivo identificar o nível de importância atribuído por gestores de restaurantes de um roteiro turístico quanto a diferentes critérios sociais. Para tal, foram realizadas entrevistas com gestores, utilizando-se da escala Likert. Os resultados permitem concluir que o maior nível de importância atribuído pelos gestores recai para a participação em projetos com foco na valorização da cultura local. Também, os critérios associados à contratação de trabalhadores locais, adoção de marketing responsável e promoção de atividades culturais voltadas às tradições locais são destacados no estudo. Conclui-se, que a partir da realidade de cada restaurante é possível a promoção de importantes ações sociais que potencializam a identidade cultural do setor gastronômico e do próprio roteiro turístico, contribuindo com o desenvolvimento sustentável local e regional.
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