Dilemas da experiência liceal em Portugal (1950-1970)
relações entre psicanálise e educação na revista Labor
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17734Palavras-chave:
História de Professores, Psicanálise e Educação, História do Ensino Secundário, História da Imprensa PedagógicaResumo
Pretende-se nesse artigo investigar o conteúdo da revista periódica portuguesa Labor fundada, dirigida e escrita por professores liceais entre 1926 e 1973. Nossas análises se concentram nos textos que tangenciaram e aprofundaram a relação entre psicanálise e educação entre os anos de 1950 e 1970. Foi possível perceber no conteúdo explorado que pelo menos dois procedimentos foram dominantes nessa aproximação entre as duas áreas do conhecimento: Primeiro no que chamamos de uma via mais pontual, num sentido de aplicação, de melhorar o aproveitamento escola; Em outra direção, situa-se uma apropriação em sentido mais abrangente, em direção a uma crítica da cultura e a uma teoria do sujeito, no ponto mesmo onde a psicanálise parece se entrelaçar com a filosofia.
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Referências
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