Clemilde Pereira e o pioneirismo feminista na Academia Paraibana de Letras
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID25628Palavras-chave:
História da Educação, Clemilde Torres Pereira da Silva, Academia Paraibana de Letras, FeminismoResumo
O artigo é decorrente da dissertação que investigou a educadora, acadêmica, arquivista e escritora paraibana Clemilde Torres Pereira da Silva. O escopo é historiar os primórdios da participação feminina na Academia Paraíba de Letras a partir da contribuição da educadora Clemilde Pereira. A metodologia se orientou pela história oral temática entrecruzada com a análise de fontes documentais. A Nova História Cultural e a análise de discurso conforme Orlandi (2001) respaldaram a discussão. Constatou-se que a investigada protagonizou sua história em favor da educação e do pioneirismo da mulher na Academia Paraibana de Letras. O estudo permitiu ampliar o conhecimento a respeito da inserção da mulher em espaços culturais e acadêmicos paraibanos predominantemente masculinos.
Downloads
Referências
Academia Paraibana de Letras (2021a). Nº 29 (1º sucessor) Afonso Pereira da Silva. Recuperado de: http://novo.aplpb.com.br/academia/academicos/cadeiras-21-a-30/218-n-29-sucesso-afonso.
Academia Paraibana de Letras (2021b). Nº 7 (fundador) Coriolano de Medeiros. Recuperado de: http://novo.aplpb.com.br/academia/academicos/cadeiras-01-a-10/149-coriolano-de-medeiros.
Academia Paraibana de Letras (2021c). Nº 20 (1º sucessor) Elizabeth Marinheiro. Recuperado de: http://novo.aplpb.com.br/academia/academicos/cadeiras-11-a-20/189-n-20-1-sucessor-elizabeth-marinheiro.
Alberti, V. (2011). Histórias dentro da História. In: PINSKY, C. B. (org.). Fontes Históricas. (pp. 155-202)). São Paulo: Contexto.
Burke, P. (Org.) (2011). A escrita da história: novas perspectivas (2a. ed.). São Paulo: UNESP.
Cavalcanti, J. (2020, 1 de Agosto). Clemilde Pereira é sepultada em João Pessoa. A União. Recuperado de https://auniao.pb.gov.br/servicos/arquivo-digital/jornal-a-uniao/2020/agosto/jornal-em-pdf-01-08-20.pdf.
Dosse, F. (2009). O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: USP.
Silva, C. T. P. da (2015, 1 de dezembro). [Entrevista concedida à Raquel do Nascimento Sabino]. Sabino, R. do N. (2016). Reminiscência da professora Clemilde Torres Pereira da Silva: sua contribuição às instituições-memória da Paraíba (1942-2013. (Dissertação de Mestrado). Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Silva, C. T. P. da (2014, 24 de julho). [Entrevista concedida à Raquel do Nascimento Sabino]. Sabino, R. do N. (2016). Reminiscência da professora Clemilde Torres Pereira da Silva: sua contribuição às instituições-memória da Paraíba (1942-2013. (Dissertação de Mestrado). Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Silva, C. T. P. da (2014, 24 de dezembro). [Entrevista concedida à Raquel do Nascimento Sabino]. Sabino, R. do N. (2016). Reminiscência da professora Clemilde Torres Pereira da Silva: sua contribuição às instituições-memória da Paraíba (1942-2013. (Dissertação de Mestrado). Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Fanini, M. A. (2010). As mulheres e a Academia Brasileira de Letras. História (São Paulo), 29(1), 345-367. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-90742010000100020.
Fialho, L. M. F., Carvalho, S. O. C. & Nascimento, L. B. S. (2021). Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, 28(1), 335-314. doi: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p320-341.
Fialho, L. M. F. & Sousa, F. G. A. de (2021). Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, 21 (68), 91-316. doi: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO01.
Fialho, L. M. F., Santos, H. F. dos & Freire, V. C. C. (2020). Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, 3, e20562. doi: https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20562.
Fialho, L. M. F., Braga Júnior, V. R. de S., Monte, R. S., & Brandenburg, C. (2020). O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Práticas Educativas, Memórias E Oralidades - Rev. Pemo, 2(1), 1–13. doi: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3505.
Fialho, L. M. F., Sousa, F. G. A. de & Nascimento, L. B. S. (2020). Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, 45, 1–22. doi: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23790.
Fialho, L. M. F. & Díaz, J. M. H. (2020). Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, 20 (65), 775-796. doi: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS12.
Fialho, L. M. F., Sousa, N. M. C. & Díaz, J. M. H. (2020). Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, 8, 371-387. Recuperado de: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083.
Fialho, L. M. F., Santos, F. M. B. dos & Sales, J. A. M. de (2019). Pesquisas Biográficas na História da Educação. Cadernos de Pesquisa, 26 (3), 1-29. doi: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p11-29.
Fialho, L. M. F., Lima, A. M. S. & Queiroz, Z. F. (2019). Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, 23 (1), 48-67. doi: https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.16778.
Fialho, L. M. F. & Sa, E. C. V. de (2018). Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, 22 (55), 169-188. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/75182.
Fialho, L. M. F. & Queiroz, Z. F. (2018). Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, 34 (70), 67-84. doi: https://doi.org/10.1590/0104-4060.58763.
Fialho, L. M. F. & Freire, V. C. C. (2018). Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17 (2), 343-364. Recuperado de: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290.
Fialho, L. M. F & Carvalho, S. O. C. (2017). História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, MS, 22 (45), 137-157. doi: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.992.
Fragoso, I. da S. (2008). Instituições-Memória: modelos institucionais de proteção ao patrimônio cultural e preservação da memória na cidade de João Pessoa, PB. Dissertação (Dissertaçao de mestrado). Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Le Goff, J. (2013). História e Memória) (7a. ed). Campinas: Editora da UNICAMP.
Lopes, T. M. R., Sousa, F. G. A. & Fialho, L. M. F. (2020). Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade,9 (3), 89-108. Recuperado de: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197.
Meihy, J. C. S. B., & Holanda, F. (2010). História oral: como fazer, como pensar (2a. ed.). São Paulo: Contexto.
Mendes, M. C. F., Costa, M. A. A., Brandenburg, C. & Fialho, L. M. F. (2020). Iolanda dos Santos Mendonça: a participação das mulheres em movimentos indígenas (1970-2000). Cambios y Permanencias, 11 (1), 828-853. Recuperado de: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11094.
Mendes, M. C. F., Fialho, L. M. F. & Machado, C. J. S. (2019). Argentina Pereira Gomes: disseminação de -inovações- didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, 19 (61), 527-550, 2019. Recuperado de: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/2351.
Orlandi, E. P. (2001). Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes.
Rousso, H. (2006). A memória não é mais o que era. In: Ferreira, M. de M. & Amado, J. (Org.). Uso e abusos da história oral (8a. ed.). (pp. 93-101). Rio de Janeiro: Editora FGV.
Saffioti, H. I. B. (1976). A Mulher na Sociedade de Classes: mito e realidade. Petrópolis: Vozes.
Sabino, R. do N. (2016). Reminiscência da professora Clemilde Torres Pereira da Silva: sua contribuição às instituições-memória da Paraíba (1942-2013. (Dissertação de Mestrado). Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Souza, S. T. de. (2019). Historiografia Educacional no Brasil. History of Education in Latin America - HistELA, 2, e17794. doi: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794.
Thompson, P. (1992). A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Vidal, D., & Silva, J. C. S. (2020). Interpretes do passado e do presente: a arte de historiadores da educação e arquivistas. History of Education in Latin America - HistELA, 3, e20951. doi: https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20951.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.