Clemilde Pereira e o pioneirismo feminista na Academia Paraibana de Letras

Autores

  • Raquel do Nascimento Sabino Universidade Federal da Paraíba
  • Charliton José dos Santos Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Vanusa Nascimento Sabino Neves Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID25628

Palavras-chave:

História da Educação, Clemilde Torres Pereira da Silva, Academia Paraibana de Letras, Feminismo

Resumo

O artigo é decorrente da dissertação que investigou a educadora, acadêmica, arquivista e escritora paraibana Clemilde Torres Pereira da Silva. O escopo é historiar os primórdios da participação feminina na Academia Paraíba de Letras a partir da contribuição da educadora Clemilde Pereira. A metodologia se orientou pela história oral temática entrecruzada com a análise de fontes documentais. A Nova História Cultural e a análise de discurso conforme Orlandi (2001) respaldaram a discussão. Constatou-se que a investigada protagonizou sua história em favor da educação e do pioneirismo da mulher na Academia Paraibana de Letras. O estudo permitiu ampliar o conhecimento a respeito da inserção da mulher em espaços culturais e acadêmicos paraibanos predominantemente masculinos. 

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Biografia do Autor

Raquel do Nascimento Sabino, Universidade Federal da Paraíba

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba  Professora da Educação Básica do Município de João Pessoa, PB.

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutor em Educação e em História e Filosofia da Educação. Doutor em Educação. Mestre em Sociologia. Professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador produtividade CNPq.

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6163-1699

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Publicado

14-12-2021

Como Citar

Sabino, R. do N. ., Machado, C. J. dos S. ., & Neves, V. N. S. (2021). Clemilde Pereira e o pioneirismo feminista na Academia Paraibana de Letras. History of Education in Latin America - HistELA, 4, e25628. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID25628

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Artigos