Uma experiência de Estado na construção de uma identidade docente (Argentina: 1932-1938)
Palavras-chave:
Mestres, Prublicações educativas periódicas, NacionalismoResumo
Através da leitura da revista El Monitor de la Educación Común, órgão de difusão das ideias do Conselho Nacional de Educação, vamos analisar o armamento ideológico do projecto nacionalista, cujas estratégias tinham um cunho anti-liberal, e a implementação das suas acções na política educativa nacional. No período entre 1932 e 1938, os professores tinham um espaço relevante na equipa editorial da revista, uma vez que apresentavam, em primeira pessoa, conteúdos trabalhados por eles próprios, para que os seus pares os pudessem pôr em prática. A presença de "professores escritores" tornou possível que os professores tivessem um eco decisivo na esfera educacional.
Downloads
Referências
Finocchio, Silvia. La escuela en la historiografía argentina. Buenos Aires: Edhasa, 2009.
Gálvez, Manuel. Recuerdos de la vida literaria, vol. 4. Buenos Aires: Hachette, 1968.
Gené, Marcela y Szir, Sandra (comps.). A vuelta de página: Usos del impreso ilustrado en Buenos Aires [siglos XIX-XX]. Buenos Aires: Edhasa, 2018.
Oszlak, Oscar y O’donnell, Guillermo. “Estado y políticas estatales en América Latina: hacia una estrategia de investigación”, en Acuña, Carlos H. (comp.), Lecturas sobre el Estado y las políticas públicas: Retomando el debate de ayer para fortalecer el actual. Buenos Aires: Proyecto de Modernización del Estado/Gabinete de Ministros de la Nación, 2007.
Documentos oficiales argentinos
CONSEJO NACIONAL DE EDUCACIÓN, Educación Común en la Capital, Provincias y Territorios Nacionales. Buenos Aires: Consejo Nacional de Educación, 1881.
Publicaciones periódicas educativas
El Monitor de la Educación Común. Repositorio institucional. Buenos Aires: Consejo Nacional de Educación. Disponible en http://repositorio.educacion.gov.ar/dspace/handle/123456789/97346
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 History of Education in Latin America - HistELA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.