Livros escolares italianos no Brasil

panorama e perspectivas de pesquisa

Autores

  • Renata Brião de Castro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID38836

Palavras-chave:

Livros escolares italianos, Revisão de literatura, Imigrantes italianos

Resumo

Este artigo realiza uma revisão de literatura acerca dos estudos publicados na temática dos livros escolares italianos no Brasil. O presente texto tem a finalidade de mapear a produção existente e analisá-la. Os livros escolares italianos circularam no Brasil após a chegada dos imigrantes italianos e perduraram até as políticas nacionalistas durante o período do Estado Novo. Deste modo, buscou a produção nos principais repositórios nacionais e internacionais, assim como em base de dados de teses e dissertações. Ao final do estudo, foi possível identificar de que modo os livros italianos foram analisados pelos pesquisadores da área da História da Educação.

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Biografia do Autor

Renata Brião de Castro, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

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Publicado

03-09-2025

Como Citar

Castro, R. B. de. (2025). Livros escolares italianos no Brasil: panorama e perspectivas de pesquisa. History of Education in Latin America - HistELA, 8(1), e38836. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID38836

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