O movimento da Escola Nova no contexto histórico do primeiro Governo de Getúlio Vargas (1930-1945)

Autores

  • Priscila Muniz Coutinho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID33347

Palavras-chave:

Brasil, Intelectuais, História da educação

Resumo

Apresentamos uma análise da Escola Nova no Brasil enquanto movimento político-educacional de um contexto histórico. O trabalho objetiva corroborar para a produção sobre a História da Educação e para o campo de produção da História Cultural segundo a perspectiva de estudos da contracultura, assim destacamos interesses que versões históricas podem conter na produção acadêmica. A partir da análise de fontes documentais e referencial bibliográfico relacionado tratamos da conjuntura política na instituição do Ministério da Educação e Saúde Pública em 1930; as bases filosóficas e propostas de aplicação da Escola Nova; bem como a conexão e heterogeneidade entre intelectuais do movimento como uma rede interligada de fatores fundamentais para tratar do Grupo Escolanovista brasileiro.

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Biografia do Autor

Priscila Muniz Coutinho, Universidade Federal de Uberlândia

Programa de Pos-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia

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Captura de tela do texto do Manifesto dos Pioneiros da Educação (1932) que foi republicado na RBEP https://download.inep.gov.br/download/70Anos/Manifesto_dos_Pioneiros_Educacao_Nova.pdf

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Coutinho, P. M. (2023). O movimento da Escola Nova no contexto histórico do primeiro Governo de Getúlio Vargas (1930-1945) . History of Education in Latin America - HistELA, 6(1), e33347. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID33347

Edição

Seção

Artigos