ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR: PONDERAÇÕES ACERCA DO ENEM E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Authors

  • Karlla Christine Araújo Souza
  • Raiara Luana da Silva Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2017v1n20ID12469

Keywords:

Ditadura Militar, Ensino, PIBID, PASS

Abstract

A Ditadura Militar, iniciada em 1964 e que dominou o poder no Brasil até 1985, tem sido um tema abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme aponta estudo realizado pelo Pro grama Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais da Universidade do estado do Rio Grande do Norte/UERN. A Ditadura Militar foi um regime marcado pela coerção à democracia, supressão de direitos constitucionais, perseguição à política social e repressão a intelectuais, artistas e todas as pessoas que opinassem e estivessem contra o regime. O Golpe Militar de 1964 ocorreu um tempo após Jânio Quadros renunciar à presidência, quando seu vice João Goulart assumiu o governo dando início as reorganizações políticas e sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores conseguiram espaços em todo o cenário político preocupando as classes conservadoras, como empresários e banqueiros. Até mesmo os Estados Unidos começaram a temer que o Brasil se voltasse para o regime comunista em plena guerra fria. Os partidos que estavam se opondo a João Goulart o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista e que ele era o principal responsável pelos problemas que o Brasil enfrentava na época. Por causa desta pressão, João Goulart resolveu fazer um grande comício para a população na central do Brasil onde defendeu as reformas da base proletária e prometeu que iria fazer mudanças na educação e economia do país. Mas João Goulart foi reprimido pela crise política e tensões sociais. Com essa situação Goulart saiu do país, se refugiando no Uruguai. Os militares tomaram conta do poder com várias leis que suprimiam direitos, inclusive de cassa a mandatos e suspensão dos direitos políticos. Durante esse regime houve um grande aumento do poder central, passaram a controlar toda a sucessão presidencial indicando os presidentes militares. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo acerca da profundidade das questões do ENEM que abordam o referido tema. A necessidade deste estudo surgiu a partir de uma atividade realizada pelo PIBID Ciências Sociais, com a elaboração de uma prova chamada PASSE, baseada nas provas do ENEM, e a aplicação da mesma nas escolas parceiras deste programa. Ao final do estudo, serão feitas considerações sobre a abordagem do tema tendo como critério a visão crítico-reflexiva exigida para ensino das ciências sociais no ensino médio.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karlla Christine Araújo Souza

Profa. Dra. Sociologia. Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Raiara Luana da Silva Nascimento

Licencianda em Ciências Sociais /UERN. Bolsista PIBID Ciências Sociais

Published

21-09-2017

How to Cite

ARAÚJO SOUZA, K. C.; DA SILVA NASCIMENTO, R. L. ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR: PONDERAÇÕES ACERCA DO ENEM E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 105–116, 2017. DOI: 10.21680/1982-1662.2017v1n20ID12469. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12469. Acesso em: 21 nov. 2024.