ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR: PONDERAÇÕES ACERCA DO ENEM E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Auteurs-es

  • Karlla Christine Araújo Souza
  • Raiara Luana da Silva Nascimento

DOI :

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2017v1n20ID12469

Mots-clés :

Ditadura Militar, Ensino, PIBID, PASS

Résumé

A Ditadura Militar, iniciada em 1964 e que dominou o poder no Brasil até 1985, tem sido um tema abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme aponta estudo realizado pelo Pro grama Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais da Universidade do estado do Rio Grande do Norte/UERN. A Ditadura Militar foi um regime marcado pela coerção à democracia, supressão de direitos constitucionais, perseguição à política social e repressão a intelectuais, artistas e todas as pessoas que opinassem e estivessem contra o regime. O Golpe Militar de 1964 ocorreu um tempo após Jânio Quadros renunciar à presidência, quando seu vice João Goulart assumiu o governo dando início as reorganizações políticas e sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores conseguiram espaços em todo o cenário político preocupando as classes conservadoras, como empresários e banqueiros. Até mesmo os Estados Unidos começaram a temer que o Brasil se voltasse para o regime comunista em plena guerra fria. Os partidos que estavam se opondo a João Goulart o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista e que ele era o principal responsável pelos problemas que o Brasil enfrentava na época. Por causa desta pressão, João Goulart resolveu fazer um grande comício para a população na central do Brasil onde defendeu as reformas da base proletária e prometeu que iria fazer mudanças na educação e economia do país. Mas João Goulart foi reprimido pela crise política e tensões sociais. Com essa situação Goulart saiu do país, se refugiando no Uruguai. Os militares tomaram conta do poder com várias leis que suprimiam direitos, inclusive de cassa a mandatos e suspensão dos direitos políticos. Durante esse regime houve um grande aumento do poder central, passaram a controlar toda a sucessão presidencial indicando os presidentes militares. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo acerca da profundidade das questões do ENEM que abordam o referido tema. A necessidade deste estudo surgiu a partir de uma atividade realizada pelo PIBID Ciências Sociais, com a elaboração de uma prova chamada PASSE, baseada nas provas do ENEM, e a aplicação da mesma nas escolas parceiras deste programa. Ao final do estudo, serão feitas considerações sobre a abordagem do tema tendo como critério a visão crítico-reflexiva exigida para ensino das ciências sociais no ensino médio.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Karlla Christine Araújo Souza

Profa. Dra. Sociologia. Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Raiara Luana da Silva Nascimento

Licencianda em Ciências Sociais /UERN. Bolsista PIBID Ciências Sociais

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Publié-e

21-09-2017

Comment citer

ARAÚJO SOUZA, K. C.; DA SILVA NASCIMENTO, R. L. ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR: PONDERAÇÕES ACERCA DO ENEM E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 105–116, 2017. DOI: 10.21680/1982-1662.2017v1n20ID12469. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12469. Acesso em: 4 juill. 2024.