Heroínas Negras
possibilidades para um ensino de sociologia antirracista
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2023v6n37ID31711Palabras clave:
Lei 10.639, Ensino de Sociologia, Cordel, Jared ArraesResumen
Em 2023, a Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, completa vinte anos de existência. Nesse sentido, neste artigo apresenta-se uma possibilidade de mediação didática para o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Tal mediação foi pensada a partir da obra de Arraes, "Heroínas Negras Brasileiras" (Arraes, 2020), mesclando elementos da literatura cordelista com saberes sociológicos, visando pavimentar o caminho para uma Sociologia antirracista. É importante ressaltar que este projeto ainda não foi aplicado em sala de aula, mas foi concebido levando em consideração a nova realidade do docente em Sociologia. Dessa forma, o trabalho articula saberes, utilizando o cordel como uma ferramenta em sala de aula, estimulando a ludicidade e a imaginação sociológica (Mills, 1982) do estudante.
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