A AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO ETANOL COMO TEMÁTICA POTENCIALIZADORA PARA A SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29994Keywords:
ACV, Ensino de Química, Sustentabilidade, Sala de aulaAbstract
A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de produtos é um conceito trabalho em curso de engenharia de produção e alimentos. No entanto, tal conceito possui caráter interdisciplinar, possibilitando discussão em diversas áreas do conhecimento. Nessa pesquisa temos a intenção de apresentar a potencialidade didática da temática ACV do etanol para as aulas de química. Nesse contexto professores de química poderão articular abordagens e atividades que insiram os alunos como os construtores da sua aprendizagem. No delineamento da atividade foi realizado um estudo teórico constituído pelas seguintes etapas: (a) Seleção de uma temática sobre ACV: pelo fato do pesquisador ter atuação em formação nível tecnológico e ter familiaridade com os conceitos dessa área: Usina sucroalcooleira; (b) Seleção dos conceitos relevantes sobre ACV do etanol: Foram constituídos conceitos sobre os impactos ambientais e em quais fases ocorrem consumo de recursos naturais; (c) Análise da potencialidade didática da temática relacionada de acordo com os princípios da pesquisa qualitativa. A partir deste levantamento, foi possível verificar viabilidade educacional, da potencialidade didática da temática ACV do etanol, verificou-se que a ISO 14040 tem como objetivo garantir a sustentabilidade do produto desde o “berço” até o “túmulo”, ou seja, desde a matéria prima “cana de açúcar” até o destino final do etanol. A conclusão foi que a temática ACV do etanol possibilita discussões a respeito da sustentabilidade articulada com problemáticas da região possibilitando discussões no contexto educacional.
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