A AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO ETANOL COMO TEMÁTICA POTENCIALIZADORA PARA A SALA DE AULA

Authors

  • Jonathan Kenji Hisatsugu SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
  • Ademir de Souza Pereira Unviversidade Federal da Grande Dourados
  • Antônio Costa Neto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática UFGD https://orcid.org/0000-0001-5347-9068
  • Fernando Sian Oliveira Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-0564-9840

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29994

Keywords:

ACV, Ensino de Química, Sustentabilidade, Sala de aula

Abstract

A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de produtos é um conceito trabalho em curso de engenharia de produção e alimentos. No entanto, tal conceito possui caráter interdisciplinar, possibilitando discussão em diversas áreas do conhecimento. Nessa pesquisa temos a intenção de apresentar a potencialidade didática da temática ACV do etanol para as aulas de química. Nesse contexto professores de química poderão articular abordagens e atividades que insiram os alunos como os construtores da sua aprendizagem. No delineamento da atividade foi realizado um estudo teórico constituído pelas seguintes etapas: (a) Seleção de uma temática sobre ACV: pelo fato do pesquisador ter atuação em formação nível tecnológico e ter familiaridade com os conceitos dessa área: Usina sucroalcooleira; (b) Seleção dos conceitos relevantes sobre ACV do etanol: Foram constituídos conceitos sobre os impactos ambientais e em quais fases ocorrem consumo de recursos naturais; (c) Análise da potencialidade didática da temática relacionada de acordo com os princípios da pesquisa qualitativa. A partir deste levantamento, foi possível verificar viabilidade educacional, da potencialidade didática da temática ACV do etanol, verificou-se que a ISO 14040 tem como objetivo garantir a sustentabilidade do produto desde o “berço” até o “túmulo”, ou seja, desde a matéria prima “cana de açúcar” até o destino final do etanol. A conclusão foi que a temática ACV do etanol possibilita discussões a respeito da sustentabilidade articulada com problemáticas da região possibilitando discussões no contexto educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jonathan Kenji Hisatsugu, SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Licenciado em Química pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Professor de Química no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -SENAI

 

Antônio Costa Neto, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática UFGD

Degree in Chemistry from the Federal University of Ceará and Master's Student of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Grande Dourados - UFGD

Fernando Sian Oliveira, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul

Graduated in Physics at the Federal University of Mato Grosso Sul, taking a master's degree at the Postgraduate Program in Science Teaching at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). Teacher of the state network of the State Department of Education of Mato Grosso do Sul.

References

BANKS, M. Dados visuais para pesquisa qualitativa. [Recurso eletrônico]. Tradução José Fonseca. Porto Alegre/RS: Artmed, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). Conselho Nacional da Educação CNE). Câmara Nacional de Educação Básica (CNEB). Diretoria de Currículos e Educação Integral (DCEI). Brasília, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

___________. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Dispõe sobre a Aprovação do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida e dá outras providências (Resolução nº 04, de 15 de dezembro de 2010). Recuperado em 27 de junho de 2013, de http:// www.inmetro.gov.br/ legislacao/resc/pdf/RESC000236.pdf.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

CALDEIRA-PIRES, A.; SOUZA-PAULA, M. C. de; VILLAS BOAS, R. C. A Avaliação do ciclo de vida: a ISSO 14040 na América Latina. Brasília: Abipti, 2005.

CHEHEBE, J. R. B., Análise do ciclo de vida de produtos - ferramenta gerencial da ISO 14000. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

DA SILVA, S. S.; Avaliação do ciclo de vida do etanol combustível: uma análise econômica, social e ambiental. Dissertação (Mestrado em Economia Regional). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2012.

FARINA, E. M. M. Q.; ZYLBERSZTAJN, D. Sistema Agroindustrial da Cana-de-açúcar Sistema Agroindustrial da Soja Coordenação. Volume V. Realização PENSA/FIA/FEA/USP. São Paulo. 1998. Disponível em <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Vol_V_CANAparte1_000fxg2yfra02wyiv80soht9hnddhjbd.pdf>. Acesso em 15 jun. 2018.

FINNVEDEN, G., HAUSCHILD, M. Z., EKVALL, T., GUINÉE, J., HEIJUNGS, R., HELLWEG, S., KOEHLER, A., PENNINGTON, D., & SUH, S. Recent developments in Life Cycle Assessment. Journal of Environmental Management, 91, 1-21. PMid:19716647. http://dx.doi. org/10.1016/j.jenvman, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Revista Química Nova na escola. Vol. 31, N° 3, agosto, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/07-RSA-2008.pdf. Acessado em: maio/2019.

KIRCHHOFF, V. W. J. H. (org.) Efeitos de Queimadas sobre a atmosfera: produção de gases nocivos. As Queimadas da Cana. São José dos Campos: Transtec Editoral, 1991.

KLÖPFFER, W. The role of SETAC in the development of LCA. International Journal of Life Cycle Assessment, 11, 116-122. 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/ s11367-008-0038-4. Acesso em: janeiro de 2019.

HUNT, R. E FRANKLIN, E., LCA - How it Came About. Personal Reflections on the Origin and the Development of LCA in the USA. Int. J. LCA, vol. 1 (1) 4-7. Landsberg, Germany: Ecomed. 1996.

MARQUES, T. A.; SASSO, C. G.; SATO, A. M.; SOUZA, G. M., Queima do canavial: aspectos sobre a biomassa vegetal, fertilidade do solo e emissão de CO2 para atmosfera. Uberlândia, Biosci. J., v. 25, n. 1, p. 83-89, 2009.

MEDEIROS, L. M.; DUARTE, L. C.; CALLEJAS, I. J. A. Contribuição para a avaliação de ciclo de vida na quantificação de impactos ambientais de sistemas construtivos. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 365-385, abr./jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/SKNpHgTr88Bhgw3HcHRD8jc/?lang=pt. Acessado em: janeiro/2019.

MENDESA, N. C.; BUENOA, C.; OMETTO, A. Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida: revisão dos principais métodos. Production, 26(1), 160-175, jan./mar. 2016. Disponível em: http://www.prod.org.br/files/v26n1/prod1532_13.pdf. Acesso em: janeiro de 2019.

ONU. Organização das Nações Unidas - ONU. (2012). A ONU e o meio ambiente. Recuperado em 27 de junho de 2013, de http://www.onu.org.br/ a-onu-em-acao/a-onu-e-omeio-ambiente/

UNEP. United Nations Environment Programme – UNEP. (2007). Life cycle management: a business guide to sustainability. Recuperado em 27 de junho de 2013, de http://www. unep.org/pdf/ dtie/DTI0889PA.pdf.

RANGEL, A. R. Contextualização dos polímeros no ensino de química numa perspectiva de sustentabilidade ambiental para o aproveitamento dos resíduos de bananeiras. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Viçosa - Campus Viçosa. Viçosa, MG, 2019.

SANTOS, A. de S Educação Ambiental: Um tema transversal no ensino da Química. Monografia (Graduação em Química) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2009.

SILVA, M. A. S.; GRIEBELER, N. O.; BORGES, L. C. Uso de vinhaça e impactos nas propriedades do solo e lençol freático. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 11, n. 1, p. 108-114, 2007.

Published

24-09-2022

How to Cite

KENJI HISATSUGU, J.; DE SOUZA PEREIRA, A.; COSTA NETO, A.; SIAN OLIVEIRA, F. A AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO ETANOL COMO TEMÁTICA POTENCIALIZADORA PARA A SALA DE AULA. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 95–113, 2022. DOI: 10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29994. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29994. Acesso em: 23 nov. 2024.