O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31610

Keywords:

Recursos didáticos, ferramentas tecnológicas, aprendizagem, alfabetização.

Abstract

Este artigo relata uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Práticas Pedagógicas (LAPPED) da XXXX (XXXX) que teve como objetivo analisar as possibilidades de mediação da aprendizagem dos alunos em processo de alfabetização de uma Escola Pública do Município de XXXX-XX, pelo uso dos recursos didáticos e das novas ferramentas digitais. O estudo segue as orientações da metodologia da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2002), com aprofundamento na análise da ação didática de duas professoras que lecionam no 1º e 2º ano do ensino fundamental. A pesquisa teve como etapa inicial a revisão da literatura sobre recursos didáticos, mediação da aprendizagem e alfabetização a partir dos estudos de Piaget (1976), Vygotsky (1988), Moreira (1999), Souza (2007), Gomes (2017) e Soares (2003). Em seguida foi realizada a pesquisa empírica, por meio da qual acessou-se aos dados, com observações registradas em Diário de Campo, um questionário para caracterização dos sujeitos e entrevista. Empregou-se o procedimento de Análise de Conteúdo de Bardin (1977) para análise dos dados. Os resultados consolidados expressam que as professoras reconhecem que os recursos didáticos e as ferramentas tecnológicas tornam as aulas mais significativas. Nesse sentido, o uso dos recursos didáticos se mostra importante no processo de aprendizagem na alfabetização, pois são instrumentos que irão auxiliar no desenvolvimento de atividades motivadoras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES AURELIANO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Professora Doutora do Departamento de Educação no curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa: Formação Currículo e Ensino. Desenvolve estudos na área de Formação de Professores, Educação Infantil e processo de alfabetização.

STEFANY PEREIRA BATISTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ´pós graduanda e psicopedagogia, Acompanhamente terapéutica da ABA.

References

REFERÊNCIAS

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1977.

CRUZ NETO, O. C. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. de S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 51-66.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. Boletim da SBEM – SBM, São Paulo, a. 4, n. 7, 1990.

FRADE, I. C. et al. Tecnologias digitais na alfabetização: o trabalho com jogos e atividades digitais para aquisição do sistema alfabético e ortográfico de escrita. Belo Horizonte: UFMG / FaE / Ceale, 2018.

FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. 132 p.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, mai./jun. 1995. Disponível em: https://bit.ly/3O8ghin. Acesso em: 19 jan. 2023.

GOMES, J. A. Utilização de aplicativos educacionais como recurso didático pedagógico durante os processos de alfabetização e letramento. 2017. 6 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Instituto Federal Sul Rio Grandense de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.

LEAL, T. F.; SILVA, A. Recursos didáticos e ensino de língua portuguesa: computadores, livros e muito mais. Curitiba: CRV, 2011.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial a distância. 4. ed. Campinas: Papirus, 2003.

MINAYO, M. C. de S et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOREIRA, M. Teorias da aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, jan./abr. 2004. Disponível em: https://bit.ly/3IBClkv. Acesso em: 09 jan. 2023.

SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica, v. 9, n. 52, jul./ago. 2003.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, Arq. Mudi., Maringá, n. 11, p. 110-114, 2007.

PAIXÃO, V. S. Sobre as contribuições de Maria Montessori para o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Formação de Professores, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Published

13-07-2023

How to Cite

AURELIANO, F. E. B. S.; PEREIRA BATISTA, S. . O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 134–154, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31610. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31610. Acesso em: 21 nov. 2024.