INTERDISCIPLINARIDADE E MAPAS CONCEITUAIS

UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE MICOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32644

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Aprendizagem, Mapas conceituais, Micologia

Resumo

Este trabalho apresenta sequências didáticas interdisciplinares, fundamentadas na aprendizagem significativa, para ensinar Química e Microbiologia na Educação Básica. Desenvolvida em uma Escola Estadual no município de Santarém-PA, a pesquisa possui caráter qualitativo e teve como público estudantes e professores da escola. As ações executadas ocorreram pela explanação teórica com o uso de mídias audiovisuais, experimento de fermentação em laboratório e mapas conceituais, com abordagem conceitual interdisciplinar em um ambiente lúdico e colaborativo. Os mapas conceituais desenvolvidos pelos discentes foram usados como instrumento de construção de dados e avaliação do processo de aprendizagem. A intervenção didática estimulou tanto docentes como os discentes no desenvolvimento de habilidades cognitivas e a manipulação dos conceitos foi aumentada pela representação mapeada dos significados aprendidos, destacando-se, nesse sentido, que a proposta é relevante e inteiramente eficaz, tanto para prover condições pedagógicas, quanto para a aprendizagem significativa, sendo, ainda, um recurso avaliativo dessa temática.

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Publicado

22-08-2024

Como Citar

OLIVEIRA, H. da S. .; ROGÉRIO RODRIGUES DOS SANTOS, F. .; COHEN FERREIRA PANTOJA, G. .; DE SOUZA PEREIRA, A.; FONSECA JARDIM VIANNA, C. A. INTERDISCIPLINARIDADE E MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE MICOLOGIA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. RE02, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32644. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32644. Acesso em: 21 dez. 2024.