INTERDISCIPLINARIDADE E MAPAS CONCEITUAIS

UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE MICOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32644

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Aprendizagem, Mapas conceituais, Micologia

Resumo

Este trabalho apresenta sequências didáticas interdisciplinares, fundamentadas na aprendizagem significativa, para ensinar Química e Microbiologia na Educação Básica. Desenvolvida em uma Escola Estadual no município de Santarém-PA, a pesquisa possui caráter qualitativo e teve como público estudantes e professores da escola. As ações executadas ocorreram pela explanação teórica com o uso de mídias audiovisuais, experimento de fermentação em laboratório e mapas conceituais, com abordagem conceitual interdisciplinar em um ambiente lúdico e colaborativo. Os mapas conceituais desenvolvidos pelos discentes foram usados como instrumento de construção de dados e avaliação do processo de aprendizagem. A intervenção didática estimulou tanto docentes como os discentes no desenvolvimento de habilidades cognitivas e a manipulação dos conceitos foi aumentada pela representação mapeada dos significados aprendidos, destacando-se, nesse sentido, que a proposta é relevante e inteiramente eficaz, tanto para prover condições pedagógicas, quanto para a aprendizagem significativa, sendo, ainda, um recurso avaliativo dessa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEGRO, Regina C. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no ensino médio. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESp, Marília, São Paulo, 2008.

ALL, A. C.; HUYCK, L. I.; FISHER, M. J. Instructional tools for nursing education: concept maps. Nursing Education Perspectives, v. 24, n. 6, p. 311-317, 2003.

ARAÚJO, M. S. Manuais CNI: Tecnologia de panificação. São Paulo: CNI, 2ª edição, 1987.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa, Editora Platano, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Resolução Nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, MEC/SEB, 2018.

BROWNE, M. N. The Mandate for interdisciplinarity in science education: the case of economic and environmental sciences. Science & Education, v. 11, n. 5, p. 513-522, 2002.

CAÑAS, A. J. A Summary of Literature Pertaining to the Use of Concept Mapping Techniques and Technologies for Education and Performance Support. Report to the Chief of Naval Education and Training, v. 3, p. 1-108, 2003.

COSTA, V.; QUINTANILHA, A.; MORADAS‐FERREIRA, P. Protein oxidation, repair mechanisms and proteolysis in Saccharomyces cerevisiae. IUBMB life, v. 59, n. 4‐5, p. 293-298, 2007.

CORREIRA, P. R.M.; DONNER, J. W. A. JR.; INFANTE-MALACHIAS, M. E. Mapeamento conceitual como estratégia para romper fronteiras disciplinares: a isomeria nos sistemas biológicos. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 483-495, 2008.

DANDOLINE, G. A.; SOUZA, J. A. Uma abordagem para o ensino da lógica matemática através de mapas conceituais. Novas Tecnologias na Educação. v. 6, n. 2, p. 1-10, 2008.

DANHÃO, E. A. A. B.; FERREIRA, P. C.; FRENEDOZO, R. DE C. O uso do mapa conceitual como articulador interdisciplinar no ensino médio. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. São Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-99, 2014.

DORNELLES, A.S.; RODRIGUES, S.; GARRUTI, D. S. Aceitação e perfil sensorial das cachaças produzidas com Kefir e Saccharomyces cerevisae. Ciências e Tecnologia de Alimentos, v. 29, n. 3, p. 518-522, 2009.

FREITAS FILHO, J. R. Mapas conceituais: estratégias pedagógicas para a construção de conceitos na disciplina química orgânica. Ciência e Cognição, v. 12, n. 3, p.86-95, 2007.

FISCHER, R. M. B. A Questão das Técnicas Didáticas - Uma proposta comprometida em lugar da decantada “neutralidade” das técnicas didático-pedagógicas. Ijuí: mimeo, 1978.

GOMES, A. P.; DIAS-COELHO, U. C. P. de O.; Siqueira-Batista, R. O papel dos mapas conceituais na educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 2, p. 275-282, 2011.

LIMA, U.A.; AQUARONE, E.; BORZANI, W.; SCHIMIDELL, W. Biotecnologia industrial: processos fermentativos e enzimáticos. São Paulo, Edgard Blücher, v. 3, p. 616, 2001.

MARTINS, R. L. C. et al. Mapas conceituais em aulas de Biologia, Física e Química: uma abordagem integradora do conceito de energia. Florianópolis, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

MOREIRA, M. A.; ROSA, P. R. S. Mapas conceituais. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 3, 1, p. 17-25, 1986.

MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Adaptado e atualizado em 1997. Revista Galáico Portuguesa de Sócio-Linguística, [s.v.], p. 23-28, 1988.

MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Adaptado e atualizado em 1997. Revista Galáico Portuguesa de Sócio-Linguística, [s.v.], p. 87-95, 1988.

NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The origins of the concept mapping tool and the continuing evolution of the tool. Information Visualization, v. 5, n. 3, p. 175-184, 2006.

RESENDE, D.R.; CASTRO, R.A.; PINHEIRO, P.C. O saber popular nas aulas de química: relato de experiência envolvendo a produção do vinho de laranja e sua interpretação no ensino médio. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 151-160, 2010.

SANDER, B. Sistemas e Anti-Sistemas na Educação Brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 74, n. 177, p. 335-370, 1993.

SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba, CAPES/UNIMEP, 2000.

SILVA, J. B. G.; PAULILLO, L. C. M. S. Biologia sintética: possibilidades e desafios. Revista da Biologia, v. 14, n. 1, p. 33-39, 2015.

ŠKETA, B.; GLAžARB, S. A. Using concept maps in teaching organic chemical reactions. Acta Chim. Slov, v. 52, n. 4, p. 471-477, 2005.

TAVARES, R. Construindo mapas conceituais. Ciências & cognição, v. 12, p. 72-85, 2007.

TAVARES, R.; LUNA, G. Mapas conceituais: uma ferramenta pedagógica na consecução do currículo. PRINCIPIA, [s.v.], n. 4, p. 110-116, 2007.

TOMITA, L. M. S. Ensino de Geografia: Aprendizagem Significativa por Meio de Mapas Conceituais. 2009. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia Física. Universidade de São Paulo, USP, 2009.

VIANNA, C. A. F. J.; FAÇANHA, A. R. Mapas Conceituais na Aprendizagem Significativa: uma nova proposta para a inserção da interdisciplinaridade na escola. Florianópolis, 3° Congresso de Extensão Universitária, 2006.

Downloads

Publicado

22-08-2024

Como Citar

OLIVEIRA, H. da S. .; ROGÉRIO RODRIGUES DOS SANTOS, F. .; COHEN FERREIRA PANTOJA, G. .; DE SOUZA PEREIRA, A.; FONSECA JARDIM VIANNA, C. A. INTERDISCIPLINARIDADE E MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE MICOLOGIA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. RE02, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32644. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32644. Acesso em: 21 nov. 2024.