INTERDISCIPLINARITY AND CONCEPT MAPS: A PROPOSAL FOR LEARNING THE CONCEPT OF MYCOLOGY
UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE MICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32644Keywords:
Interdisciplinarity, Learning, Concept maps, Mycology.Abstract
This work presents interdisciplinary didactic sequences, based on meaningful learning, to teach Chemistry and Microbiology in Basic Education. Developed in a State School in the municipality of Santarém-PA, the research has a qualitative character and had as public students and teachers of the school. Actions were conducted through the use of theoretical explanation with audiovisual media, laboratory experimentation with fermentation process and conceptual mapping, with an interdisciplinary conceptual approach in a ludic and collaborative environment. The conceptual maps constructed by the students were used to evaluate them qualitatively in a way that turned possible to evidence learning processes and products stimulated by the activity. The didactic proposal stimulated both teachers and students the development of cognitive skills and the manipulation of concepts with maps was increased by the mapped representation of learned meanings, highlighting that the proposal is relevant and fully effective both to provide pedagogical conditions and for meaningful learning and as an evaluative resource of this.
Downloads
References
ALEGRO, Regina C. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no ensino médio. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESp, Marília, São Paulo, 2008.
ALL, A. C.; HUYCK, L. I.; FISHER, M. J. Instructional tools for nursing education: concept maps. Nursing Education Perspectives, v. 24, n. 6, p. 311-317, 2003.
ARAÚJO, M. S. Manuais CNI: Tecnologia de panificação. São Paulo: CNI, 2ª edição, 1987.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa, Editora Platano, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Resolução Nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, MEC/SEB, 2018.
BROWNE, M. N. The Mandate for interdisciplinarity in science education: the case of economic and environmental sciences. Science & Education, v. 11, n. 5, p. 513-522, 2002.
CAÑAS, A. J. A Summary of Literature Pertaining to the Use of Concept Mapping Techniques and Technologies for Education and Performance Support. Report to the Chief of Naval Education and Training, v. 3, p. 1-108, 2003.
COSTA, V.; QUINTANILHA, A.; MORADAS‐FERREIRA, P. Protein oxidation, repair mechanisms and proteolysis in Saccharomyces cerevisiae. IUBMB life, v. 59, n. 4‐5, p. 293-298, 2007.
CORREIRA, P. R.M.; DONNER, J. W. A. JR.; INFANTE-MALACHIAS, M. E. Mapeamento conceitual como estratégia para romper fronteiras disciplinares: a isomeria nos sistemas biológicos. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 483-495, 2008.
DANDOLINE, G. A.; SOUZA, J. A. Uma abordagem para o ensino da lógica matemática através de mapas conceituais. Novas Tecnologias na Educação. v. 6, n. 2, p. 1-10, 2008.
DANHÃO, E. A. A. B.; FERREIRA, P. C.; FRENEDOZO, R. DE C. O uso do mapa conceitual como articulador interdisciplinar no ensino médio. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. São Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-99, 2014.
DORNELLES, A.S.; RODRIGUES, S.; GARRUTI, D. S. Aceitação e perfil sensorial das cachaças produzidas com Kefir e Saccharomyces cerevisae. Ciências e Tecnologia de Alimentos, v. 29, n. 3, p. 518-522, 2009.
FREITAS FILHO, J. R. Mapas conceituais: estratégias pedagógicas para a construção de conceitos na disciplina química orgânica. Ciência e Cognição, v. 12, n. 3, p.86-95, 2007.
FISCHER, R. M. B. A Questão das Técnicas Didáticas - Uma proposta comprometida em lugar da decantada “neutralidade” das técnicas didático-pedagógicas. Ijuí: mimeo, 1978.
GOMES, A. P.; DIAS-COELHO, U. C. P. de O.; Siqueira-Batista, R. O papel dos mapas conceituais na educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 2, p. 275-282, 2011.
LIMA, U.A.; AQUARONE, E.; BORZANI, W.; SCHIMIDELL, W. Biotecnologia industrial: processos fermentativos e enzimáticos. São Paulo, Edgard Blücher, v. 3, p. 616, 2001.
MARTINS, R. L. C. et al. Mapas conceituais em aulas de Biologia, Física e Química: uma abordagem integradora do conceito de energia. Florianópolis, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.
MOREIRA, M. A.; ROSA, P. R. S. Mapas conceituais. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 3, 1, p. 17-25, 1986.
MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Adaptado e atualizado em 1997. Revista Galáico Portuguesa de Sócio-Linguística, [s.v.], p. 23-28, 1988.
MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Adaptado e atualizado em 1997. Revista Galáico Portuguesa de Sócio-Linguística, [s.v.], p. 87-95, 1988.
NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The origins of the concept mapping tool and the continuing evolution of the tool. Information Visualization, v. 5, n. 3, p. 175-184, 2006.
RESENDE, D.R.; CASTRO, R.A.; PINHEIRO, P.C. O saber popular nas aulas de química: relato de experiência envolvendo a produção do vinho de laranja e sua interpretação no ensino médio. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 151-160, 2010.
SANDER, B. Sistemas e Anti-Sistemas na Educação Brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 74, n. 177, p. 335-370, 1993.
SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba, CAPES/UNIMEP, 2000.
SILVA, J. B. G.; PAULILLO, L. C. M. S. Biologia sintética: possibilidades e desafios. Revista da Biologia, v. 14, n. 1, p. 33-39, 2015.
ŠKETA, B.; GLAžARB, S. A. Using concept maps in teaching organic chemical reactions. Acta Chim. Slov, v. 52, n. 4, p. 471-477, 2005.
TAVARES, R. Construindo mapas conceituais. Ciências & cognição, v. 12, p. 72-85, 2007.
TAVARES, R.; LUNA, G. Mapas conceituais: uma ferramenta pedagógica na consecução do currículo. PRINCIPIA, [s.v.], n. 4, p. 110-116, 2007.
TOMITA, L. M. S. Ensino de Geografia: Aprendizagem Significativa por Meio de Mapas Conceituais. 2009. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia Física. Universidade de São Paulo, USP, 2009.
VIANNA, C. A. F. J.; FAÇANHA, A. R. Mapas Conceituais na Aprendizagem Significativa: uma nova proposta para a inserção da interdisciplinaridade na escola. Florianópolis, 3° Congresso de Extensão Universitária, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Carlos Alberto Fonseca Jardim Vianna
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.