ENSINO DE BOAS PRÁTICAS DE ESCRITA DA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID36738

Palavras-chave:

educação médica, segurança do paciente, qualidade dos cuidados de saúde, prescrição de medicamentos, atenção primária à saúde

Resumo

PROBLEMA: Prescrição é a etapa de maior prevalência de falhas evitáveis no processo de medicação, o que suscita a necessidade de ensino de boas práticas de escrita da prescrição de medicamentos. MÉTODO: Estudo descritivo da construção e aplicação de um método de ensino-aprendizagem de boas práticas de escrita da prescrição de medicamentos para estudantes de graduação em Medicina. O método, intitulado “Ensino de Boas Práticas de Escrita da Prescrição de Medicamentos”, consiste em 8 etapas. Foi desenvolvido por docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Tem como premissa os pressupostos da aprendizagem significativa, da aprendizagem baseada em pares e o instrumento QualiPresc, um instrumento validado para avaliar a qualidade da escrita da prescrição de medicamentos na atenção primária. RESULTADOS: Após o desenvolvimento, foi aplicado, na forma de piloto. As percepções preliminares sobre sua implementação apontam para um método de ensino-aprendizagem com potencial para sua implementação e disseminação em cursos de Medicina no Brasil, para a melhoria da qualidade e segurança do processo de medicação. CONCLUSÕES: Em virtude de seu caráter de “piloto”, mais estudos precisam ser desenvolvidos no sentido de aferir a efetividade do método em detrimento de outras estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas para a mesma finalidade.

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Publicado

04-11-2024 — Atualizado em 06-11-2024

Versões

Como Citar

MARIZ BATISTA, A.; DA SILVA GAMA, Z. A. .; BEZERRA DE SOUZA, D. L. .; DE OLIVEIRA COSTA, R. R. . ENSINO DE BOAS PRÁTICAS DE ESCRITA DA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. RE01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n2ID36738. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/36738. Acesso em: 13 nov. 2024.