Um colaborador à consolidação do movimento de Natal
o papel socioeducativo de Dom Antônio Soares Costa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30646Keywords:
História da Educação. Movimento de Natal. Dom Antônio Soares Costa. Ensino de Filosofia.Abstract
Esse artigo busca analisar as aproximações socioeducativas do Movimento de Natal - da fundação à consolidação com uma insitutição de ensino criada com objetivos semelhantes em sua gênese. Propõe o resgate de vestígios que permitam reescrever no desenvolvimento dessa prática educativa o posicionamento estrátegico de um colaborador até a pouco esquecido, o Bispo Diocesano Dom Antônio Soares Costa, removido da Arquidiocese do Rio Grande do Norte (1993) para a Diocese de Caruaru, em Pernambuco, onde materializou uma pedagogia politizadora, que defendemos ser transportada da educação de base e das suas vivências socioeducativas em Natal-RN. Segundo educadores do campo da História da Educação, como FERRARI (1968), CAMARGO (1971), WANDERLEY (1984) e PAIVA (2014), a Igreja Católica no Brasil ocupou um papel importatíssimo no desenvolvimento educacional, sendo pioneira no conjunto das realizações pastorais e sociais. Na Arquidiocese de Natal essas iniciativas acabaram reverberando na consubstanciação de aspectos educacionais que foram materializados extensivamente na criação do Instituto de Teologia e Filosofia de Caruaru – ITEC. Os contornos metodológicos advindos das práticas pedagógicas das bases e o compromisso político conscientizador voltado para os empobrecidos, acabaram promovendo nesse espaço educativo uma constante necessidade de análise revisão da realidade, tendo como desdobramento hermenêutico a Filosofia por meio do seu Ensino, também pioneiro no agreste de Pernambuco.
Downloads
References
AMMANN. Safira Bezerra/ Marcos José de Castro Guerra. Otto Euphrásio de Santana. (Organizadores) Dom Eugênio Sales em Natal: fé e política. – Natal, RN: EDUFRN, 2015.
CAMARGO, Cândido Procópio Ferreira de. Igreja e desenvolvimento. São Paulo: CEBRAP; Brasileira de Ciências, 1971.
CARVALHO, Maria Araújo Duarte de... [et al.]; PAIVA, Marlúcia Menezes de. (Org.). Escolas Radiofônicas de Natal: uma história construída por muitos (1956-1966). – Brasília: Líber Livro Editora, 2009.
CNBB, CONFERÊNCIA DOS BISPOS DO BRASIL. Educação, Igreja e Sociedade. São Paulo – SP, Paulinas – 1992.
CNBB, CONFERÊNCIA DOS BISPOS DO BRASIL. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil. 1995 – 1998. São Paulo – SP, Paulinas – 1995.
CLOIN, Padre Tiago CssR. Uma Evangelização em Extensão e Profundidade – O Movimento de Natal – In Revista da Conferência dos Religiosos Brasileiros. Ano VIII, Nº 85, julho de 1962.
COSTA, Antonio Soares. In: Igreja Hoje. Órgão informativo da Diocese de Caruaru – dezembro de 1994 – Ano 01 – Nº 05.
CHARLES, Hélio. O Instituto de Filosofia e Teologia de Caruaru – ITEC. Documentário -DVD- (Direção de Hélio Charles).01/02/2002.
FAVERO, O. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de base 1961 – 1966. Campinas: Autores Associados, 1994.
FERRARI, Alceu. Igreja e desenvolvimento: o movimento de Natal. Natal: fundação José Augusto,1968.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas / EAESP / FGV, São Paulo, Brasil. v. 35, n.3, p, 20-29 Mai./Jun. 1995.
IGREJA HOJE, Informativo da Diocese de Caruaru. Dezembro – 1994 – Ano 01 – nº 05.
LIMA, Danilo. Educação, Igreja e Ideologia: uma análise sociológica da elaboração da Lei de Diretrizes e Bases. Rio de Janeiro, F. Alves, 1978.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
MAINWARING, Scott. A Igreja Católica e a Política no Brasil (1016-1985). Editora brasiliense, São Paulo – SP,1989.
MEDEIROS, Cônego José Mário de. SANTANA, Otto Euphrásio de. Dom Costa. – Natal: 8 Editora, 2018.
MOURA, Laércio Dias de. A educação Católica no Brasil. Edições Loyola, São Paulo – SP, 2000.
PAIVA, Marlúcia Menezes de. Igreja e renovação: Educação e sindicalismo no Rio Grande do Norte (1945-1965). Natal, RN: EDUFRN, 2014.
_________________________. (Org). Escolas Radiofônicas de Natal: Uma história construída por muitos (1958-1966). – Brasília: Liber Livro Editora, 2009.
PUEBLA, Conclusões da Conferência de. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. São Paulo, SP: Edições Paulinas, 1979.
OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro de. Religião e Dominação de Classe: gênese, estrutura e função do catolicismo romanizado no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.
SILVA, Alexandre Magno Tavares da. Apresentação. In: Caderno de Filosofia, Teologia e Pastoral. A vida se Pergunta no Agreste. Caruaru, ITEC, Ano I, nº 0, agosto de 2003.
SILVA, José Mauricio Soares da. Um Olhar Hermenêutico da Pastoral de Conjunto. In: Caderno de Filosofia, Teologia e Pastoral. Caruaru, 2003.
_______________________ . COSTA, Evandro da Fonseca. Grupos de estudo: a ousadia da construção coletiva do conhecimento. In: Interface de Saberes. Revista da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. João Pessoa: Idéias, 2002. (v.1, n1, jul/dez.) – Recife: Líber,200 – v.3, n.1, jan./jun.2002. ISSN 1518-5893.
SILVA, Roberto Ribeiro da. A filosofia negada no ensino médio brasileiro: as implicações da Lei nº 13.415/17 às futuras gerações / Roberto Ribeiro da Silva. - Natal, 2019. 122 f.: il.
_______________________. Dom Costa e a experiência socioeducativa na criação do ITEC (1995-2002): o pioneirismo no ensino de Filosofia. 2021. 199f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
WANDERLEY, Luis Eduardo W. Educar para transformar: educação popular, Igreja Católica e política no Movimento de Educação de Base. Petrópolis: Vozes, 1984.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.