REFLECTIONS ON THE ROLE OF THE INTERN IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION WITH CHILDREN WITH SPECIFIC EDUCATIONAL NEEDS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID32721Keywords:
Special education; non-mandatory intern; specific educational needsAbstract
The school environment had remodel needs to include children with specific school needs, that, most of the time, were segregated. From that other demands appeared for this school space, amongst them, the subject needs to facilitate the inclusion of this childs, moment when non-mandatory intership comes into action . This way, this article seek to reflect how the performance of the psychology course students works, from a public university in the state of RN, how interns, well as the challenges on the way, early childhood education accompanying children with specific educational need. in publics teaching units of Natal/RN. The research was developed through a qualitative methodological approach, applied questionnaires with seven students in non-mandatory internship, in order to analyze how the practice of internships with children with specific educational needs, it was possible to reflect on the pretice of the non mandatory internship, the incoming difficulties, as well as about the contribution offered for those interns, that even in process of initial formation, and not having specialized training in the area of special education, they collaborate with the inclusion and development of children with specific educational needs.
Keywords: Special education; non-mandatory intern; specific educational needs
Downloads
References
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição Federal do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.culturabrasil.org/zip/ constituicao.pdf >. Acesso em: 08 jul. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: [s.n.], 1996. Disponível em:. Acesso em: 08 jul 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica 19/2010. Secretaria de Educação Especial. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010. Disponível em: <https://lepedi-ufrrj.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Nota-t%C3%A9cnica-n%C2%BA.-19-Profissionais-de-apoio.pdf> Acesso em 08 jul. 2022.
BRASIL, Presidência da República. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/ l11788.htm.> Acesso em: 24 mai. 2022.
BRASIL, Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146. htm> Acesso em: 24 mai. 2022.
LEAL.M, V, S. Concepções do Acompanhante Terapêutico acerca da sua atuação na Rede pública municipal de ensino de Teresina. Dissertação (mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí, Teresina. 2014.
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. Cortez Editora, 2018.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O direito de ser, sendo diferente, na escola. Revista CEJ, v. 8, n. 26, p. 36-44, 2004.
MAZIERO, A. R. CARVALHO, D. G. de. A contribuição do supervisor de estágio na formação dos estagiários. Acta Scientiae, v.14, n.1, jan./abr. 2012.
NASCIMENTO, Simone do Socorro. Representações sociais de professores sobre formação continuada em educação especial. 2008. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado). Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá.
NATAL/RN. CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 05/2009-CME. Fixa normas relativas à educação das pessoas com necessidades educacionais especiais no Sistema Municipal de Ensino do Natal/RN. Natal, 29 de dezembro de 2009.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 58–73, 2013. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/839.> Acesso em: 30 mai. 2022.
RICARDO, A. L. S.; DELGADO, O. O. C. O papel do estagiário na educação especial nas séries iniciais do ensino fundamental do município da Serra: descortinando as práticas. Revista Científica Espaço Acadêmico, Editora Multivix, v. 5, n. 10, p. 68-82, jul./dez. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.