REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO ESTAGIÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID32721Palavras-chave:
Educação Especial; Estágio não obrigatório; Necessidade educacional específica.Resumo
O ambiente escolar teve necessidade de remodelação para que se tornasse apto a incluir crianças com necessidades educacionais específicas. A partir disso surgiram novas demandas para este espaço escolar, dentre elas, a necessidade de sujeitos para facilitar a inclusão dessas crianças, momento em que entram em ação o estágio não obrigatório. Deste modo, este artigo busca refletir como ocorre a atuação de estudantes do curso de pedagogia, de uma instituição pública do estado do RN, como estagiários, bem como os desafios enfrentados, na Educação Infantil acompanhando crianças com necessidades educacionais específicas (NEE), em unidades públicas de ensino de Natal/RN. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem metodológica qualitativa, aplicados questionários com sete (7) estudantes em estágio não obrigatório, a fim de analisar como ocorre a prática do estágio junto às crianças com NEE, na Educação Infantil. A partir dos resultados, foi possível refletir sobre a prática do estágio não obrigatório, as dificuldades enfrentadas, bem como acerca do aporte oferecido por esses estagiários, que mesmo ainda em processo de formação inicial, e não possuindo uma formação especializada na área da Educação Especial, colaboram com a inclusão e desenvolvimento das crianças com NEE.
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