O INSTAGRAM COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33480Keywords:
Geografia Escolar, instrumento avaliativoAbstract
The article seeks out to carry a discussion about the usage of Instagram as an assessment instrument in the context of School Geography. To develop such reflection, references are used that deal with the theme of the current use of technologies, such as Santos (1994) and Levy (1999), as well as authors who discuss the teaching of Geography in contemporary times, Pontuschka, Paganalli and Cacete (2009). The National Common Curricular Base (Brasil, 2008) is also present, as a normative document to discuss pedagogical practices in Basic Education. Besides the bibliographical analysis, the methodology consists in applying a questionnaire for Geography teachers in Basic Education, in order to collect data on Instagram as an assessment learning tool. The analysis of the recorded responses allows pointing out that a renewal of the didactic-pedagogical assumptions of the teachers is necessary, aiming to break with traditional patterns and see the importance of technologies, such as the social network Instagram, as elements that must compose the teaching methodology.
Downloads
References
ANDRÉ, Marli. O que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educação? Revista da Faeeba – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013.
BRANDÃO, Pollyanna de Araújo Ferreira; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. Reflexões acerca do uso das novas tecnologias no processo de formação docente para a educação profissional. In: COLÓQUIO NACIONAL, 3., 2015, Natal. Anais… Natal: Ifrn, 2015. p. 1-7.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.
GUREVICH, Raquel. Geografias escolares contemporâneas: práticas sociais situadas. In: CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; CAVALCANTI, Lana de Souza; CALLAI, Helena Copetti (org.). Didática da Geografia:: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: EJR Xamã, 2012. Cap. 1. p. 17-26.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico–social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1984.
MARXREITER, V. L. F.; BRESOLIN, G. G. .; FREIRE, P. de S. . Autoavaliação: um olhar de inovação para a avaliação da aprendizagem das novas gerações. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 46–62, 2021. DOI: 10.21721/p2p.2021v7n2.p46-62. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5633. Acesso em: 19 jul. 2023.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet: Considerações Iniciais. In: Revista E Compós, v. 2, 2005.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 15 ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SOBRINHO, Djanní Martinho dos Santos; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; Garcia, Tânia Cristina Meira. Geografia escolar e avaliação: uma análise no ensino médio em escolas de Caicó-RN. Pensar Geografia, v. 1, n. 2, p. 150-162, dez. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/2662-7342-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.
SILVA, Dakir Larara Machado da; GOULART, Ligia Beatriz; ROSSATO, Maira Suertegaray. Práticas pedagógicas em geografia: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2012.
TRIVIÑOS. Augusto Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WAKKA, Wagner. Instagram bate marca de 1 bilhão de usuários ativos. 2018. Disponível em: . WILEY, David. Learning objects need instructional design theory. The ASTD
ZANON, Denise Puglia. ALTHAUS, Maiza Margraf. Instrumentos de avaliação na prática pedagógica universitária. 2008. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ru03l1XkDZ IJ - https://www1.ufrb.edu.br/nufordes/pedagogia-universitaria%3Fdownload%3D19:instrumentos-de-avalia o-na-prtica-pedaggica-universitria+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br . Acesso em: 06 fev. 2016.
Downloads
Published
Versions
- 25-09-2023 (2)
- 24-09-2023 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.