Concepções sobre a natureza da matemática, ensino e aprendizagem de professores do ensino fundamental na cidade de Dourados-MS

Autores/as

  • Bruna Celene Marques Dornelles Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Rafael Moreira de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Elisangela Matias Miranda Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2022v22n1ID29709

Palabras clave:

Matemática., Concepções de Professores, Natureza da Matemática.

Resumen

Com base nos desempenhos dos alunos da rede municipal de ensino da cidade de Dourados-MS nas avaliações externas nacionais, surgiu o interesse de pesquisar sobre as concepções dos professores, para que posteriormente seja possível verificar se essas concepções influenciam de alguma maneira o desempenho desses alunos. O objetivo principal deste trabalho foi identificar as concepções sobre a Natureza da Matemática, o Ensino e a Aprendizagem de um grupo de professores do ensino fundamental I e II que lecionam a disciplina de Matemática na cidade de Dourados-MS. Para o levantamento de dados foi utilizado um questionário Likert e a metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa na perspectiva descritiva para a análise dos dados. A partir dos resultados encontrados através deste estudo, verificou-se que as respostas dos professores na maioria dos temas estabelecidos foram adeptas às concepções estáticas com relação a Natureza da Matemática e inovadoras com relação ao Ensino e Aprendizagem.

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Publicado

06-02-2023

Cómo citar

MARQUES DORNELLES, B. C. .; MOREIRA DE SOUZA, R.; MATIAS MIRANDA, E. Concepções sobre a natureza da matemática, ensino e aprendizagem de professores do ensino fundamental na cidade de Dourados-MS. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 142–159, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2022v22n1ID29709. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29709. Acesso em: 22 nov. 2024.