Concepções sobre a natureza da matemática, ensino e aprendizagem de professores do ensino fundamental na cidade de Dourados-MS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2022v22n1ID29709Palabras clave:
Matemática., Concepções de Professores, Natureza da Matemática.Resumen
Com base nos desempenhos dos alunos da rede municipal de ensino da cidade de Dourados-MS nas avaliações externas nacionais, surgiu o interesse de pesquisar sobre as concepções dos professores, para que posteriormente seja possível verificar se essas concepções influenciam de alguma maneira o desempenho desses alunos. O objetivo principal deste trabalho foi identificar as concepções sobre a Natureza da Matemática, o Ensino e a Aprendizagem de um grupo de professores do ensino fundamental I e II que lecionam a disciplina de Matemática na cidade de Dourados-MS. Para o levantamento de dados foi utilizado um questionário Likert e a metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa na perspectiva descritiva para a análise dos dados. A partir dos resultados encontrados através deste estudo, verificou-se que as respostas dos professores na maioria dos temas estabelecidos foram adeptas às concepções estáticas com relação a Natureza da Matemática e inovadoras com relação ao Ensino e Aprendizagem.
Descargas
Citas
ALEXANDRE, João Welliandre Carneiro et al. Análise do número de categorias da escala de Likert aplicada à gestão pela qualidade total através da teoria da resposta ao item. In: XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2003, Ouro Preto. Anais. Disponível em: <https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2003_tr0201_0741.pdf >. Acesso em: 24 abr. 2022.
ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação?. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013.
CUNHA, Helena Maria. Saberes Profissionais de Professores de Matemática: Dilemas e Dificuldades. Realização de Tarefas de Investigação. n. 17. Millenium, 2000.
CUNHA, Luísa Margarida Antunes da. Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone na medição de atitudes. Mestrado em Probabilidades e Estatística. Faculdade de Ciências, Departamento de Estatística e Investigação Operacional, Universidade de Lisboa, 78p, Lisboa. 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2002.
GOMES, Antônio Carlos Da Costa. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.
GUIMARÃES, Henrique Manuel. Concepções, crenças e conhecimento - afinidades e distinções essenciais. Quadrante, v. 19, n. 2, p. 81-102, 2010.
LAKATOS, Imre. A lógica do descobrimento matemático: provas e refutações. Rio de Janeiro: Zahar. 1978.
LIBÂNEO, José Carlos. Os métodos de ensino. São Paulo: Cortez. 1994.
LIMA, Iranete Maria da Silva. Conhecimentos e concepções de professores de matemática: análise de sequências didáticas. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 359-385, 2011.
MARTINS, Ricardo Lisboa. Concepções sobre a matemática e seu ensino na perspectiva de professores que ensinam matemática em licenciaturas de Alagoas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife. 2012.
MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
OLIVEIRA, Tânia Modesto Veludo. Escalas de mensuração de atitude: Thurstone, Osgood, Stapel, Likert, Guttman, Alpert. Revista Administração online, São Paulo, v.2, n.2, abr./jun. 2001. Disponível em: <https://pesquisa-eaesp.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/veludo_-_escalas_de_mensuracao_de_atitudes_thurstone_osgood_stapel_likert_guttman_alpert.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2022.
PONTE, João Pedro da. Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação. Educação Matemática: Temas de investigação. Universidade de Lisboa. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. 1992.
SANTOS, Marcelo Câmara dos. Algumas Concepções sobre o Ensino–aprendizagem de Matemática. In. Educação Matemática em Revista, n. 12, p. 11-15, 2002.
SAVIANI, Dermeval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Texto elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil”, financiado pelo CNPq, para o “projeto 20 anos do Histedbr”, v. 20, p. 21-27, 2005. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4430725/mod_resource/content/1/3%20-%20D_Saviani_Concep_Pedag_Hist_Educ_Brasil_2005.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2022.
THOMPSON, Alba G. Teachers' beliefs and conceptions: A synthesis of the research. In: D. A. Grouws (Ed.), Handbook of research on mathematics teaching and learning: A project of the National Council of Teachers of Mathematics. New York: Macmillan. p. 127-146, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.