ÉTICA DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS A PARTIR DE UMA LEITURA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36744Palabras clave:
ÉTICA, HANS JONAS, RESPONSABILIDADE CLIMÁTICAResumen
Ancorado no referencial teórico da ética da responsabilidade do filósofo Hans Jonas, neste artigo, discute-se a necessidade emergente de uma conscientização ambiental. Dialoga-se com a pedagogia histórico-crítica, cujo entendimento norteia a ideia de que não bastam discussões filosóficas inconclusivas acerca de uma prática social transformadora. Relata-se a experiência de uma atividade de sensibilização pedagógica ecológica em um curso técnico integrado de formação de docentes no interior do norte do Paraná, tendo como pressuposto teórico a pedagogia histórico-crítica. Com base em Gasparin (2005), defendem-se cinco passos da pedagogia histórico-crítica para a educação ambiental em uma perspectiva crítico-transformadora: prática social inicial; problematização; instrumentalização; catarse; e prática social final como ponto de chegada. Essas direções apresentam caminhos possíveis para o trabalho com a educação ambiental. Os resultados desta investigação apontam para a necessidade de que instituições de ensino contribuam para uma sensibilização humana em prol de uma sociedade sustentável, por meio de diversas formas e meios, no intuito de concretizar práticas na promoção de uma transformação da consciência ambiental.
Descargas
Citas
BACON, F. Novum organum. Tradução: José Aluysio Reis de Andrade. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Coleção Os Pensadores).
BONATTI, J.; HUAMÁN, M. M. Responsabilidad y ética ambiental en la formación: reflexiones iniciales. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 4-19, 2019. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.4282
DIAS, G. F. Educação ambiental princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1994.
GABRIEL, F. A.; PEREIRA, A. L.; MENDES, T. C.; SANTOS, J. C. dos. Educação ambiental: reflexões sobre uma prática no contexto escolar. Educere et Educare, Cascavel, v. 17, n. 42, p. 382-403, 2022. DOI: https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.22813
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
JONAS, H. O princípio da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Contraponto, 2008.
KANT, I. Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70, 1986.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental: questões de vida. São Paulo: Cortez, 2019.
MARTÍNEZ-AGUT, M. del P. De la educación ambiental a la educación para la sostenibilidad: una propuesta para América Latina a partir de la metodología de aprendizaje-servicio. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-23, 2020. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5027
MOTIN, S. D.; GONÇALVES, R. M. T.; CASSINS, D. M. S. de O.; SAHE, D. Educação ambiental na formação inicial docente: um mapeamento das pesquisas brasileiras em teses e dissertações. IENCI – Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 81-102, 2019. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p81
OLIVEIRA, J. Compreender Hans Jonas. Petrópolis: Vozes, 2014.
PEGORARO, O. Ética dos maiores mestres através da história. Petrópolis: Vozes, 2010.
SAHEB, D. Os saberes socioambientais e a formação do educador ambiental sob o foco da complexidade. 2013. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 44. ed. Campinas, Autores Associados, 2022.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2013.
SOUZA, A. C.; GABRIEL, F. A.; SOUZA, O. S. de. Ciência e ética: uma nova formulação do imperativo categórico como princípio da responsabilidade em Hans Jonas. Conjectura, Caxias do Sul, v. 17, n. 3, p. 130-146, set./dez. 2012.
SOUZA, D. C. de; SALVI, R. F. A pesquisa em educação ambiental: um panorama sobre sua construção. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 111-129, 2012.
Descargas
Publicado
Versiones
- 27-09-2024 (2)
- 27-09-2024 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fábio Antônio Gabriel, Elisângela Moreira, Patricia Cristina Formaggi Cavaleiro Navi, Ana Lúcia Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.