ÉTICA DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS A PARTIR DE UMA LEITURA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36744Palavras-chave:
ÉTICA, HANS JONAS, RESPONSABILIDADE CLIMÁTICAResumo
Ancorado no referencial teórico da ética da responsabilidade do filósofo Hans Jonas, neste artigo, discute-se a necessidade emergente de uma conscientização ambiental. Dialoga-se com a pedagogia histórico-crítica, cujo entendimento norteia a ideia de que não bastam discussões filosóficas inconclusivas acerca de uma prática social transformadora. Relata-se a experiência de uma atividade de sensibilização pedagógica ecológica em um curso técnico integrado de formação de docentes no interior do norte do Paraná, tendo como pressuposto teórico a pedagogia histórico-crítica. Com base em Gasparin (2005), defendem-se cinco passos da pedagogia histórico-crítica para a educação ambiental em uma perspectiva crítico-transformadora: prática social inicial; problematização; instrumentalização; catarse; e prática social final como ponto de chegada. Essas direções apresentam caminhos possíveis para o trabalho com a educação ambiental. Os resultados desta investigação apontam para a necessidade de que instituições de ensino contribuam para uma sensibilização humana em prol de uma sociedade sustentável, por meio de diversas formas e meios, no intuito de concretizar práticas na promoção de uma transformação da consciência ambiental.
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