ÉTICA DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS A PARTIR DE UMA LEITURA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Fábio Antônio Gabriel SEED PR/UENP/UEPG
  • Elisângela Moreira SEED PR e UENP
  • Patricia Cristina Formaggi Cavaleiro Navi SEED PR e UENP
  • Ana Lúcia Pereira UEPG

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36744

Palavras-chave:

ÉTICA, HANS JONAS, RESPONSABILIDADE CLIMÁTICA

Resumo

Ancorado no referencial teórico da ética da responsabilidade do filósofo Hans Jonas, neste artigo, discute-se a necessidade emergente de uma conscientização ambiental. Dialoga-se com a pedagogia histórico-crítica, cujo entendimento norteia a ideia de que não bastam discussões filosóficas inconclusivas acerca de uma prática social transformadora. Relata-se a experiência de uma atividade de sensibilização pedagógica ecológica em um curso técnico integrado de formação de docentes no interior do norte do Paraná, tendo como pressuposto teórico a pedagogia histórico-crítica. Com base em Gasparin (2005), defendem-se cinco passos da pedagogia histórico-crítica para a educação ambiental em uma perspectiva crítico-transformadora: prática social inicial; problematização; instrumentalização; catarse; e prática social final como ponto de chegada. Essas direções apresentam caminhos possíveis para o trabalho com a educação ambiental. Os resultados desta investigação apontam para a necessidade de que instituições de ensino contribuam para uma sensibilização humana em prol de uma sociedade sustentável, por meio de diversas formas e meios, no intuito de concretizar práticas na promoção de uma transformação da consciência ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Antônio Gabriel, SEED PR/UENP/UEPG

 Doutor em Educação (2019) e mestre em Educação (2015) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) do Paraná. Desenvolveu estágio-doutoral em Educação também pela UEPG (2020-2021). Professor da Rede Estadual do Paraná, disciplina de Filosofia (SEED PR – NRE de Jacarezinho - Colégio Estadual Rio Branco). Especialista (latu sensu) em: Filosofia e Ética; Metodologia do ensino de Filosofia e Sociologia; Ensino Religioso; Gestão e Organização da Escola com ênfase em direção escolar; Psicopedagogia clínica e institucional. Bacharel em Teologia (PUC PR). Licenciado em Filosofia (Faculdade Bagozzi); em Letras (UNINTER); em Pedagogia (UNIMES); em Ciências Sociais (UNIMES). Professor contratado do Centro de Letras, Comunicação e Artes do campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), atuando na área de Fundamentos e Teorias da Educação. Atualmente (2023-2024) desenvolve estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UEPG.

Elisângela Moreira, SEED PR e UENP

Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP - Jacarezinho. Pedagoga do Colégio Estadual Tiradentes no Município de Santo Antônio da Platina, Núcleo Regional de Jacarezinho. Possui Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Especialização em Educação Especial, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neuropsicopedagogia pela Faculdade Eficaz de Maringá - Pr. Tem experiência na Educação Básica, onde atuou como professora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e como Pedagoga no Ensino Médio e, na Educação Superior com as disciplinas de Didática, Alfabetização e Letramento, Educação Especial, Fundamentos Teórico-Metodológicos em Alfabetização e Língua Portuguesa. Desenvolveu pesquisas sobre indisciplina escolar e atualmente desenvolve pesquisas e estudos sobre metodologias ativas de aprendizagens.

Patricia Cristina Formaggi Cavaleiro Navi, SEED PR e UENP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Jacarezinho, Coordenadora do Estágio Supervisionado e Coordenadora do Programa de Ensino Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia - UENP/Jacarezinho. Professora Pedagoga na Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e Coordenadora do Curso de Formação de Docentes. Tem experiência e atua na área de Educação Infantil, Metodologias de Ensino, com ênfase nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, teoria da atividade, ensino, aprendizagem e desenvolvimento.

Ana Lúcia Pereira, UEPG

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Bacharel em Psicologia (Faculdade Santana, 2023). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, do Sistema Universidade Aberta do Brasil na UEPG. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Membro suplente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CCE/PR - 2021-2027). Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) pelo Programas Estratégicos - DRI, com apoio da Capes. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária-Paraná (2019-2021).Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Mídias Sociais; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015.

Referências

BACON, F. Novum organum. Tradução: José Aluysio Reis de Andrade. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Coleção Os Pensadores).

BONATTI, J.; HUAMÁN, M. M. Responsabilidad y ética ambiental en la formación: reflexiones iniciales. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 4-19, 2019. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.4282

DIAS, G. F. Educação ambiental princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1994.

GABRIEL, F. A.; PEREIRA, A. L.; MENDES, T. C.; SANTOS, J. C. dos. Educação ambiental: reflexões sobre uma prática no contexto escolar. Educere et Educare, Cascavel, v. 17, n. 42, p. 382-403, 2022. DOI: https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.22813

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

JONAS, H. O princípio da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Contraponto, 2008.

KANT, I. Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70, 1986.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental: questões de vida. São Paulo: Cortez, 2019.

MARTÍNEZ-AGUT, M. del P. De la educación ambiental a la educación para la sostenibilidad: una propuesta para América Latina a partir de la metodología de aprendizaje-servicio. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-23, 2020. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5027

MOTIN, S. D.; GONÇALVES, R. M. T.; CASSINS, D. M. S. de O.; SAHE, D. Educação ambiental na formação inicial docente: um mapeamento das pesquisas brasileiras em teses e dissertações. IENCI – Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 81-102, 2019. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p81

OLIVEIRA, J. Compreender Hans Jonas. Petrópolis: Vozes, 2014.

PEGORARO, O. Ética dos maiores mestres através da história. Petrópolis: Vozes, 2010.

SAHEB, D. Os saberes socioambientais e a formação do educador ambiental sob o foco da complexidade. 2013. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 44. ed. Campinas, Autores Associados, 2022.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2013.

SOUZA, A. C.; GABRIEL, F. A.; SOUZA, O. S. de. Ciência e ética: uma nova formulação do imperativo categórico como princípio da responsabilidade em Hans Jonas. Conjectura, Caxias do Sul, v. 17, n. 3, p. 130-146, set./dez. 2012.

SOUZA, D. C. de; SALVI, R. F. A pesquisa em educação ambiental: um panorama sobre sua construção. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 111-129, 2012.

Downloads

Publicado

27-09-2024 — Atualizado em 27-09-2024

Versões

Como Citar

GABRIEL, F. A.; MOREIRA, E. .; CRISTINA FORMAGGI CAVALEIRO NAVI, P.; PEREIRA, A. L. ÉTICA DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS A PARTIR DE UMA LEITURA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EE11, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36744. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/36744. Acesso em: 23 nov. 2024.