A UTILIZAÇÃO DAS TICS NAS AULAS DE HISTÓRIA E PROJETO DE VIDA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33373Palavras-chave:
História. Projeto de Vida. Tics. Aprendizagem Histórica. IdentidadeResumo
Este artigo tem como objetivo descrever como nas disciplinas História e Projeto de Vida o uso de tecnologias digitais das atividades desenvolvidas em uma sala de aula no ano de 2022. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, da circunscrição da 6ª DIREC, contando com a participação de 31 colaboradores. Através do presente relato de experiência foi possível reconhecer como o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação- TIC para o desenvolvimento da aprendizagem histórica e formação da identidade. Fez-se uso da metodologia Pesquisa-Ação, a pesquisa se desenvolve na estreita relação com uma ação, na perspectiva os participantes não se colocam como sujeitos a serem pesquisados, mas, colaboradores em ação (THIOLLENT, 2004, p. 108). Esse tipo de pesquisa integra o conhecimento, ou seja, teoria a práxis. Em princípio, trabalhamos com questionários utilizando o Google Forms e durante a pesquisa desenvolvemos atividades iniciais para detectar os conhecimentos prévios dos sujeitos, conhecimentos relacionados a História da cidade, bem como o uso das tecnologias digitais e a mídia TikTok no cotidiano deles. Conclui-se, que a partir das atividades desenvolvidas os sujeitos participantes e colaboradores da pesquisa foram estimulados a desenvolverem a orientação temporal de forma concreta, através de suas narrativas e experiências vivenciadas durante as etapas da pesquisa e, no que concerne a utilização de forma positiva das tecnologias digitais, aumentando seu entendimento do que é considerado histórico em uma cidade.
Downloads
Referências
BENVENISTE, Emile. “ A linguagem e a experiência humana”. In: ______. Problemas de Linguagem Geral II. 2ªed.Campinas: Pontes Editores, 2006, p.286.
CARDOSO, Oldimar. Didática da História.In: Ferreira, Marieta de Morais; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Coord). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora,2019.p 79-84].
CAVALCANTE, M. B. A educação frente às novas tecnologias: Perspectivas e desafios.2012.Disponívelem:scoldrxavierdealmeida.blogspot.com/2012/02/educacao-frente-as-novas-tecnologias.html Acesso em: 20.de março de 2023.
CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Editora FGV, 2011.
DAMON, William. O que o Jovem quer da Vida? -‐ Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo, Summus Editorial, 2009.
DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir “Relatório para a UNESCO da Comissão internacional sobre Educação para o Século XXI”. São Paulo: Cortez,2004. 9ª Ed.
FERREIRA, Bruno Pereira. O YouTube Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de História. 2021. 130 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) – Universidade Estadual de Maringá, 2021
FERREIRA, Robson Rubenilson dos Santos. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia metodológica para o ensino de história / Robson Rubenilson dos Santos Ferreira. - João Pessoa, 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
Rahim, M. N. (2021). Post-Pandemic of Covid-19 and the Need for Transforming Education 5.0 in Afghanistan Higher Education. Utamax. Journal of
Ultimate Research and Trends in Education, 3 (1), pp. 29-39. Post-Pandemic of Covid-19 and the Need for Transforming Education 5.0 in Afghanistan Higher Education | Utamax : Journal of Ultimate Research and Trends in Education
RÜSEN, J. Consciência histórica como tema da didática da história. Metis-história e cultura.vol.19, n. 38, p. 16-22, 2020.
SILVA, Anderson Rodrigo Tavares. "Mais vídeos, menos textos”: ensino e aprendizagem em História e produções audiovisuais / Anderson Rodrigo Tavares Silva. — 2019.
SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação.13ª ed. São Paulo:Cortez,2004, 108p. (Coleção temas básicos de pesquisa-ação).
Downloads
Publicado
Versões
- 18-03-2024 (3)
- 25-09-2023 (2)
- 24-09-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.