v. 18 n. 2 (2018): Saberes: Filosofia e Educação

Capa -  Apresentação

Filosofia

  • O núcleo argumentativo da Filosofia Política Medieval e a transição para a modernidade

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14393
    Felipe Augusto Mariano Pires
  • Kierkegaard e a transformação do sujeito em si mesmo entre a vertigem da liberdade e o paradoxo absoluto da fé

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14343
    Luiz Carlos Mariano da Rosa
  • O Estado contra a educação

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13882
    Victor Leandro Silva, Matheus Cascaes Lopes
  • Introdução ao estudo da felicidade segundo Aristóteles

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13809
    Paulo Sérgio Cruz Barbosa
  • Corporeidade e negritude no ensino de Filosofia – uma abordagem Filosófica.

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13802
    Débora Martins Souza
  • Esclarecimento, desintegração da linguagem e integração social: um ensaio

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13481
    Felipe Resende Silva
  • Artigo VI “Se o conhecimento intelectual é adquirido a partir das coisas sensíveis?”

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID12138
    Sonia Brzozowski
  • Nascimento e descentramento do sujeito moderno

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13445
    João Barros

Fundamentos da Educação e Ensino

  • A reforma do ensino médio brasileiro e o lugar da filosofia na Lei 13.415/17

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID15268
    Antonio Basilio Novaes T. de Menezes, Roberto Ribeiro Silva
  • O conceito de filosofia como problema filosófico no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID15151
    Flávio Luiz Castro Freitas, Luciano Santiago Maquine
  • Convite à autonomia da razão: considerações sobre a identidade docente do professor de filosofia

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14784
    Williams Nunes da Cunha Jr.
  • O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação?

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14389
    Bruno Nunes Batista
  • Alguns aspectos das noções de governamentalidade e governabilidade como processo de constituição de si na educação

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14307
    Bruno Araújo Alencar, Fernanda Mota
  • As concepções educacionais e pedagógicas de Locke e a educação profissional

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13646
    Jamille de Amorim Oliveira, Yara Fonseca de Oliveira e Silva
  • Aspectos político-pedagógicos em Gramsci

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13762
    Joselaine Andréia de Godoy Stênico
  • A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13614
    Lucas Giovan Gomes Acosta, Lauren de Lacerda Nunes
  • A não-obrigatoriedade do ensino de Filosofia e a ideologia neoliberal: notas acerca de um retrocesso político e educacional

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13544
    Jéssica Ribeiro
  • A educação em Campinas/SP e percepções de docentes e discentes: o descompasso entre a formação pela ética aristotélica e o agir discente no ambiente escolar

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13495
    Agnaldo Ronie Pezarini