v. 18 n. 2 (2018): Saberes: Filosofia e Educação

Capa -  Apresentação

Filosofia

  • O núcleo argumentativo da Filosofia Política Medieval e a transição para a modernidade

    Felipe Augusto Mariano Pires
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14393
  • Kierkegaard e a transformação do sujeito em si mesmo entre a vertigem da liberdade e o paradoxo absoluto da fé

    Luiz Carlos Mariano da Rosa
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14343
  • O Estado contra a educação

    Victor Leandro Silva, Matheus Cascaes Lopes
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13882
  • Introdução ao estudo da felicidade segundo Aristóteles

    Paulo Sérgio Cruz Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13809
  • Corporeidade e negritude no ensino de Filosofia – uma abordagem Filosófica.

    Débora Martins Souza
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13802
  • Esclarecimento, desintegração da linguagem e integração social: um ensaio

    Felipe Resende Silva
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13481
  • Artigo VI “Se o conhecimento intelectual é adquirido a partir das coisas sensíveis?”

    Sonia Brzozowski
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID12138
  • Nascimento e descentramento do sujeito moderno

    João Barros
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13445

Fundamentos da Educação e Ensino

  • A reforma do ensino médio brasileiro e o lugar da filosofia na Lei 13.415/17

    Antonio Basilio Novaes T. de Menezes, Roberto Ribeiro Silva
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID15268
  • O conceito de filosofia como problema filosófico no ensino médio

    Flávio Luiz Castro Freitas, Luciano Santiago Maquine
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID15151
  • Convite à autonomia da razão: considerações sobre a identidade docente do professor de filosofia

    Williams Nunes da Cunha Jr.
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14784
  • O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação?

    Bruno Nunes Batista
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14389
  • Alguns aspectos das noções de governamentalidade e governabilidade como processo de constituição de si na educação

    Bruno Araújo Alencar, Fernanda Mota
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14307
  • As concepções educacionais e pedagógicas de Locke e a educação profissional

    Jamille de Amorim Oliveira, Yara Fonseca de Oliveira e Silva
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13646
  • Aspectos político-pedagógicos em Gramsci

    Joselaine Andréia de Godoy Stênico
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13762
  • A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico

    Lucas Giovan Gomes Acosta, Lauren de Lacerda Nunes
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13614
  • A não-obrigatoriedade do ensino de Filosofia e a ideologia neoliberal: notas acerca de um retrocesso político e educacional

    Jéssica Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13544
  • A educação em Campinas/SP e percepções de docentes e discentes: o descompasso entre a formação pela ética aristotélica e o agir discente no ambiente escolar

    Agnaldo Ronie Pezarini
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13495