A INFLUÊNCIA DA INTERNET PARA A PESQUISA E O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM SALA DE AULA

Autores

  • Magale Pereira

Resumo

Levando em consideração as mudanças da sociedade atual, onde o aluno já mantem contatos com os recursos da mídia, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), antes mesmo de ingressarem na escola, e desenvolvem grandes habilidades com esses recursos, o presente trabalho de pesquisa elaborado em uma escola estadual de Ensino Fundamental, teve como objetivo verificar o quanto estes recurso  são capazes de influenciar no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, tornando-o agente ativo do seu próprio processo de aprendizagem. Para isso realizou-se uma prática onde os alunos utilizaram diversos recursos da mídia (TIC), e entre estes recursos fez-se uso da internet, ferramenta fundamental para incentivar o aluno a pesquisa, e ao compartilhamento de informações, pois através do uso da internet como fonte de comunicação com o mundo externo, o aluno é capaz de construir seu próprio conhecimento e interagir com a sociedade em que está inserido. Os dados coletados e observados durante o trabalho de pesquisa possibilitou analisar o quanto significativo e estimulante é para os alunos integrarem os recursos da mídia (TIC) no seu processo de aprendizagem, pois os alunos se demonstraram muito motivados ao realizarem a pesquisa proposta, pois através da pesquisa realizada surgiram novas possibilidades de pesquisa, e novos conceitos a serem debatidos sobre o assunto pesquisado, que vieram acrescentar o trabalho de pesquisa, integrando o conteúdo de sala de aula com a realidade dos alunos. Com objetivo de divulgar as informações encontradas na pesquisa os alunos realizaram compartilhamento de informações com a comunidade escolar, através dos recursos da mídia (TIC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-11-2015

Como Citar

PEREIRA, M. A INFLUÊNCIA DA INTERNET PARA A PESQUISA E O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM SALA DE AULA. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 03–15, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/8244. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Padronização