Decolonizar a História da Educação: contribuições teóricas dos estudos subalternos e do pensamento decolonial

Autores

  • Vitor Sousa Cunha Nery Universidade do Estado do Amapá / UEAP
  • Cristiane do Socorro dos Santos Nery Universidade Federal do Amapá / UNIFAP - Campus Oiapoque.
  • Alder de Sousa Dias Universidade Federal do Amapá / UNIFAP - Campus Mazagão

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID21799

Palavras-chave:

Estudos Subalternos, Decolonialidade, História da Educação

Resumo

Neste artigo, analisa-se possíveis contribuições dos estudos subalternos e decoloniais para a pesquisa em História da Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Guha (2011), Chakrabarty (2000), Spivak (2010), Beverley (2004), Mallon (1995), Dussel (2008; 2016), Quijano (2005), Mignolo (2002, 2003, 2004, 2007), Walsh (2012), Grosfoguel (2016), Streck (2007), Mota Neto (2015), entre outros. Conclui-se que a relação entre os estudos subalternos, a decolonialidade e a História da Educação tem potencial crítico para (re)interpretar dados históricos e educacionais, dando visibilidade para os grupos subalternizados.

 

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Biografia do Autor

Vitor Sousa Cunha Nery, Universidade do Estado do Amapá / UEAP

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação na modalidade sanduíche (UEPA/PUC-Rio). Professor de História da Educação da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA) e Integrante da Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA). Sócio da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Universidade Federal do Amapá / UNIFAP - Campus Oiapoque.

Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Amapá (UFPA). Mestre em Educação e Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas Interculturais em Ciências da Natureza e Matemática (GECIM/UNIFAP). Membro da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Alder de Sousa Dias, Universidade Federal do Amapá / UNIFAP - Campus Mazagão

Doutorando em Educação (UFPA), Mestre em Educação (UEPA), Especialista em Filosofia da Educação pelo (UFPA) e Graduado em Pedagogia pela UEPA. Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Unifap – Campus Mazagão. Pesquisador dos grupos de pesquisa “Amazônia Sustentável” (Unifap/CNPq) e “Gepea” (UEAP/CNPq) e integrante da “Rede de Pedagogias Decoloniais na Amazônia” (RPPDA).

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Publicado

27-07-2020

Como Citar

Nery, V. S. C., Nery, C. do S. dos S. ., & Dias, A. de S. (2020). Decolonizar a História da Educação: contribuições teóricas dos estudos subalternos e do pensamento decolonial. History of Education in Latin America - HistELA, 3, e21799. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID21799

Edição

Seção

Artigos