A materialidade dos acampamentos escolares e a cultura popular na ‘Campanha de pé no chão também se aprende a ler’
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2018v1n0ID16405Palabras clave:
Campanha de Pé no Chão Também de Aprende a Ler, Acampamentos escolares, Cultura material, Cultura popularResumen
Ao refletirmos sobre a sobre a ‘Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler’, como marco das experiências de alfabetização e escolarização de crianças e adultos, identificamos a necessidade de entendermos a relação entre os acampamentos escolares e a cultura popular a partir da noção de cultura material escolar. As fontes utilizadas são o Relatório Cultura Popular e De pé no Chão (1963) e narrativas de professores que trabalharam na ‘Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler’. A estrutura dos acampamentos escolares, com galpão circular onde aconteciam as festas com apresentações de grupos da cultura local, revela a centralidade que foi dada à cultura popular nos acampamentos e o tipo de relação que se buscava estabelecer entre o acampamento e a comunidade, uma relação de integração entre ambos os espaços.
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