A materialidade dos acampamentos escolares e a cultura popular na ‘Campanha de pé no chão também se aprende a ler’

Auteurs-es

  • Fernanda Mayara Sales Aquino Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-5362-6694
  • Rosa Aparecida Pinheiro Universidade Federal de São Carlos

DOI :

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2018v1n0ID16405

Mots-clés :

Campanha de Pé no Chão Também de Aprende a Ler, Acampamentos escolares, Cultura material, Cultura popular

Résumé

Ao refletirmos sobre a sobre a ‘Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler’, como marco das experiências de alfabetização e escolarização de crianças e adultos, identificamos a necessidade de entendermos a relação entre os acampamentos escolares e a cultura popular a partir da noção de cultura material escolar. As fontes utilizadas são o Relatório Cultura Popular e De pé no Chão (1963) e narrativas de professores que trabalharam na ‘Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler’. A estrutura dos acampamentos escolares, com galpão circular onde aconteciam as festas com apresentações de grupos da cultura local, revela a centralidade que foi dada à cultura popular nos acampamentos e o tipo de relação que se buscava estabelecer entre o acampamento e a comunidade, uma relação de integração entre ambos os espaços.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Abreu, L., M., Jr. (2005). Apontamentos para uma metodologia em cultura material escolar. Pro-Posições, v. 16, n. I (46), p. 145-164.

Aquino, F., M., S. (2015). O cotidiano da formação de professores/as da ‘Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler’. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Certeau, M. (2012). A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. (19a ed.). Petrópolis: Vozes.

Germano, J., W. (2010). Lendo e aprendendo: a campanha de pé no chão. (3a ed.) Natal: Palumbo, 2010.

Giroux, H., A.; & Simon, R. (2000). Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: Moreira, A. F.; & Silva, T., T. Currículo, cultura e sociedade. (4a ed.) São Paulo: Cortez.

Góes, M. (2010). De Pé no Chão Também se Aprende a Ler: (1961-1964) uma escola democrática. (3a ed.). Natal: Palumbo.

Hernández, D., J., M. (2002). Etnografia e história material de la escuela. In: Escolano B., A. La memoria y el deseo: cultura de la escuela y educación deseada. Valencia: Tirant lo Blanch.

José, R. José Ribamar: depoimento [set. 2011]. Entrevistadora: Fernanda Aquino e Marisa Sampaio. Natal: NUHNEJA-RN, 2011. 110 min. WAV. Entrevista concedida ao Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos – RN.

Maldi, L. Maldi Linhares: depoimento [ago. 2011]. Entrevistador: Yuri Bortoni. Natal: NUHNEJA-RN, 2011. 45 min. WAV. Entrevista concedida ao Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos – RN

Margarida, C. Margarida Cortez: depoimento [maio. 2012]. Entrevistadora: Marisa Sampaio. Natal: NUHNEJA-RN, 2012. 91 min. WAV. Entrevista concedida ao Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos – RN.

Marlene, A. Marlene Araújo: depoimento [ago. 2011]. Entrevistadores: Fernanda Mayara. Natal: Residência da entrevistada, 2011. 80 min. WAV.

Melo, J., F., N. O que é popular? Recuperado em 28 de setembro, 2017, http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/producao_academica/artigos/pa_a_2002_o_que_e_popular.pdf

Natal (1963). Secretaria de Educação, Cultura e Saúde. Relatório cultura popular e pé no chão. In: Fávero, O.; & Motta, E. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos. (2015). Petrópolis, RJ: De Petrus et Alli; Rio de Janeiro, RJ: FAPERJ.

Pinheiro, R., A. (2011). Saberes na proposição curricular: formação de educadores de jovens e adultos. Natal, RN: EDUFRN.

Ferreira, S. Salonilde Ferreira: depoimento [set. 2011]. Entrevistadores: Francisco Alves, Marisa Sampaio, Rosa Aparecida. Natal: NUHMEJA-RN, 2011. 48 min. WAV. Entrevista concedida ao Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos – RN.

Publié-e

30-12-2018

Comment citer

Aquino, F. M. S., & Pinheiro, R. A. (2018). A materialidade dos acampamentos escolares e a cultura popular na ‘Campanha de pé no chão também se aprende a ler’. History of Education in Latin America - HistELA, 1, e16405. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2018v1n0ID16405

Numéro

Rubrique

Artigos