A materialidade dos acampamentos escolares e a cultura popular na ‘Campanha de pé no chão também se aprende a ler’

Autores

  • Fernanda Mayara Sales Aquino Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-5362-6694
  • Rosa Aparecida Pinheiro Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2018v1n0ID16405

Palavras-chave:

Campanha de Pé no Chão Também de Aprende a Ler, Acampamentos escolares, Cultura material, Cultura popular

Resumo

Ao refletirmos sobre a sobre a ‘Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler’, como marco das experiências de alfabetização e escolarização de crianças e adultos, identificamos a necessidade de entendermos a relação entre os acampamentos escolares e a cultura popular a partir da noção de cultura material escolar. As fontes utilizadas são o Relatório Cultura Popular e De pé no Chão (1963) e narrativas de professores que trabalharam na ‘Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler’. A estrutura dos acampamentos escolares, com galpão circular onde aconteciam as festas com apresentações de grupos da cultura local, revela a centralidade que foi dada à cultura popular nos acampamentos e o tipo de relação que se buscava estabelecer entre o acampamento e a comunidade, uma relação de integração entre ambos os espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abreu, L., M., Jr. (2005). Apontamentos para uma metodologia em cultura material escolar. Pro-Posições, v. 16, n. I (46), p. 145-164.

Aquino, F., M., S. (2015). O cotidiano da formação de professores/as da ‘Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler’. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Certeau, M. (2012). A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. (19a ed.). Petrópolis: Vozes.

Germano, J., W. (2010). Lendo e aprendendo: a campanha de pé no chão. (3a ed.) Natal: Palumbo, 2010.

Giroux, H., A.; & Simon, R. (2000). Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: Moreira, A. F.; & Silva, T., T. Currículo, cultura e sociedade. (4a ed.) São Paulo: Cortez.

Góes, M. (2010). De Pé no Chão Também se Aprende a Ler: (1961-1964) uma escola democrática. (3a ed.). Natal: Palumbo.

Hernández, D., J., M. (2002). Etnografia e história material de la escuela. In: Escolano B., A. La memoria y el deseo: cultura de la escuela y educación deseada. Valencia: Tirant lo Blanch.

José, R. José Ribamar: depoimento [set. 2011]. Entrevistadora: Fernanda Aquino e Marisa Sampaio. Natal: NUHNEJA-RN, 2011. 110 min. WAV. Entrevista concedida ao Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos – RN.

Maldi, L. Maldi Linhares: depoimento [ago. 2011]. Entrevistador: Yuri Bortoni. Natal: NUHNEJA-RN, 2011. 45 min. WAV. Entrevista concedida ao Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos – RN

Margarida, C. Margarida Cortez: depoimento [maio. 2012]. Entrevistadora: Marisa Sampaio. Natal: NUHNEJA-RN, 2012. 91 min. WAV. Entrevista concedida ao Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos – RN.

Marlene, A. Marlene Araújo: depoimento [ago. 2011]. Entrevistadores: Fernanda Mayara. Natal: Residência da entrevistada, 2011. 80 min. WAV.

Melo, J., F., N. O que é popular? Recuperado em 28 de setembro, 2017, http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/producao_academica/artigos/pa_a_2002_o_que_e_popular.pdf

Natal (1963). Secretaria de Educação, Cultura e Saúde. Relatório cultura popular e pé no chão. In: Fávero, O.; & Motta, E. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos. (2015). Petrópolis, RJ: De Petrus et Alli; Rio de Janeiro, RJ: FAPERJ.

Pinheiro, R., A. (2011). Saberes na proposição curricular: formação de educadores de jovens e adultos. Natal, RN: EDUFRN.

Ferreira, S. Salonilde Ferreira: depoimento [set. 2011]. Entrevistadores: Francisco Alves, Marisa Sampaio, Rosa Aparecida. Natal: NUHMEJA-RN, 2011. 48 min. WAV. Entrevista concedida ao Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos – RN.

Downloads

Publicado

30-12-2018

Como Citar

Aquino, F. M. S., & Pinheiro, R. A. (2018). A materialidade dos acampamentos escolares e a cultura popular na ‘Campanha de pé no chão também se aprende a ler’. History of Education in Latin America - HistELA, 1, e16405. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2018v1n0ID16405

Edição

Seção

Artigos