Educação Eugênica
as recomendações de Renato Kehl a educadores, pais e escolares
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17449Palabras clave:
Eugenia e Educação, Educação Eugênica, Eugenismo, Renato Kehl, História da EducaçãoResumen
No estudo da relação entre Eugenia e Educac?a?o, na história da educação brasileira, a refere?ncia ao me?dico Renato Kehl logo se impõe pelos esforc?os empenhados em difundir a cie?ncia euge?nica, inclusive, entre educadores e escolares. No Brasil, a eugenia comportou variac?o?es significativas em relação às formulações em avanço em outras latitudes, amalgamando-se, por aqui, a?s discusso?es sobre educac?a?o, higiene e saneamento. O estudo avaliou propostas e iniciativas de Kehl para a educac?a?o, principalmente com base em suas publicações, com destaque para os manuais escolares, entre as décadas de 1910 e 1930. A análise de sua trajetória, realizações e recomendac?o?es contribuem para uma compreensão mais acurada das influências e articulações na conformação de propostas para a educação no período.
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