Acervos escolares como patrimônio educacional

formação, conservação e resistência

Autores/as

  • Elenilce Soares Mourão Universidade Federal do Piauí
  • Cátia Alves Martins Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Josanilda Mafra Rocha de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Naiana Carvalho Gonçalves Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Pablo Wilson Lima Dourado Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42089

Palabras clave:

Acervos Escolares, Patrimônio Educacional, Cultura Material, Conservação, Arquivologia

Resumen

Este artigo discute a relevância da cultura escolar como patrimônio institucional e suas imbricações na formação de sujeitos críticos e conscientes. Os acervos escolares, compostos por registros escritos e objetos representam a memória das práticas pedagógicas, institucionais e das experiências comunitárias, por vezes negligenciados pelas próprias instituições. A pesquisa parte do estudo de caso de três acervos escolares, com a finalidade de identificar as condições de organização e preservação da memória das instituições. Defende-se a conservação dos acervos como tarefa não secundária e a patrimonialização desse vinculado às políticas pedagógicas e administrativas das escolas, promovendo o envolvimento da comunidade escolar e fortalecendo a identidade institucional.

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Biografía del autor/a

Elenilce Soares Mourão, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí - UFPI, Teresina – PI, Brasil. E-mail: ellenmourao14@gmail.com

Cátia Alves Martins, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Feliz – RS, Brasil, E-mail: catia.martins@feliz.ifrs.edu.br

Josanilda Mafra Rocha de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Natal – RN, Brasil, E-mail: josanilda.mafra@gmail.com

Naiana Carvalho Gonçalves, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana – BA, Brasil, E-mail:naianagoncalves8@gmail.com

Pablo Wilson Lima Dourado, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador – BA, Brasil, E-mail: dourado.pablo322@gmail.com

 

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Objetos de cultura material escolar: globo terrestre, quadro negro, livros e canetas.

Publicado

16-11-2025

Cómo citar

Mourão, E. S., Martins, C. A., Morais, J. M. R. de, Gonçalves, N. C., & Dourado, P. W. L. (2025). Acervos escolares como patrimônio educacional: formação, conservação e resistência. History of Education in Latin America - HistELA, 8(1), e42089. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42089

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