Escola Polivalente de Osório-RS: Políticas Educacionais e Trabalho a partir da História Oral

Autores

  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Valesca Brasil Costa Faculdade de Direito - JPII

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20718

Palavras-chave:

Escolas polivalentes, História Oral, Escolas polivalentPolíticas Públicas em Educação

Resumo

Este estudo refere-se à Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos - Escola Polivalente, de Osório, Rio Grande do Sul, cuja fundação ocorreu em 1974, no bojo dos acordos MEC-USAID. Quanto à metodologia, o presente estudo desenvolve-se a partir da História Oral, tendo-se realizado quatro entrevistas, com docentes que atuaram na referida instituição. O objetivo do presente estudo é analisar como as políticas públicas em educação influenciavam nas práticas que se desenvolviam no âmbito escolar, bem como da forma como compreendiam a formação técnica em nível de 1.º grau e sua relação com as disciplinas da base comum. Este estudo viabiliza perceber como os atores cotidianos refletem e ressignificam na esfera escolar as concepções de ensino integrado e de formação humana integral.

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Publicado

13-05-2020

Como Citar

Oliveira, M. A. M. de, & Costa, V. B. (2020). Escola Polivalente de Osório-RS: Políticas Educacionais e Trabalho a partir da História Oral. History of Education in Latin America - HistELA, 3, e20718. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20718

Edição

Seção

Artigos