Escola Polivalente de Osório-RS: Políticas Educacionais e Trabalho a partir da História Oral
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20718Palavras-chave:
Escolas polivalentes, História Oral, Escolas polivalentPolíticas Públicas em EducaçãoResumo
Este estudo refere-se à Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos - Escola Polivalente, de Osório, Rio Grande do Sul, cuja fundação ocorreu em 1974, no bojo dos acordos MEC-USAID. Quanto à metodologia, o presente estudo desenvolve-se a partir da História Oral, tendo-se realizado quatro entrevistas, com docentes que atuaram na referida instituição. O objetivo do presente estudo é analisar como as políticas públicas em educação influenciavam nas práticas que se desenvolviam no âmbito escolar, bem como da forma como compreendiam a formação técnica em nível de 1.º grau e sua relação com as disciplinas da base comum. Este estudo viabiliza perceber como os atores cotidianos refletem e ressignificam na esfera escolar as concepções de ensino integrado e de formação humana integral.
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