REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE OS IMPACTOS CAUSADOS POR PLÁSTICOS AO MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29710Palavras-chave:
Plásticos, Percepção ambientalResumo
O presente artigo analisou a percepção dos acadêmicos de Licenciatura em Química, sobre os impactos dos plásticos no meio ambiente através de um questionário, que continha questões abertas e fechadas, sendo que nas questões abertas as análises foram realizadas por meio de análises de conteúdo, que consiste em categorizar as respostas dadas pelos estudantes, encontrando semelhanças entre cada uma delas, e separando-as de acordo com sua categoria e analisar cada categoria segundo a literatura. As análises dos resultados gerados nesta pesquisa possibilitaram a constatação de que cada indivíduo sente o ambiente ao seu redor de uma forma diferente, ou seja possui percepções ambientais diferentes, dependendo da sua história e cultura, mas todos concebem que meio ambiente é muito frágil perante os impactos gerados pela sociedade. Também verificou-se que os acadêmicos, entendem que a melhoria para o meio ambiente vem de informação, ou seja, se você entende que algo que você pratica não é positivo ao meio ambiente, teoricamente, segundo seus conhecimentos você não irá fazê-lo.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.
FERNANDES, Roosevelt S.; SOUZA, Valdir J.; PELISSARI, Vinicios B.; FERNANDES, Sabrina T. Uso da Percepção Ambiental como Instrumento de Gestão em Aplicações ligadas às Áreas Educacional, Social e Ambiental. 2004. p.2. Disponível em:< http://www.redeceas.esalq.usp.br/noticias/Percepcao_Ambiental.pdf >. Acesso em: 25 mai. 2022.
HO, Vivian, Plastic straw ban: testing the eco-friendly alternatives, Jornal The
Guardian, 2018. Disponível em: <https://www.theguardian.com/us-
news/2018/aug/25/plastic-straw-ban-testing-compostable-metal-bamboo>. Acesso em:
mai. 2019
MACEDO, Gustavo Rodamilans et al. Ingestão de resíduos antropogênicos por tartarugas marinhas no litoral norte do estado da Bahia, Brasil. Ciência Rural, v. 41, p. 1938-1941, 2011.
MIRANDA, Daniel; MELLO, Matheus; ZOGAIB, Paulo. PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS. 2018. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/bisus2018-vol2-plasticos-biodegradaveis.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2022.
OLIVEIRA, Lívia. Percepção Ambiental. Geografia e Pesquisa, v. 6, n. 2, 2012.
ONU: MEIO AMBIENTE ALERTA PARA A POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS NO PLANETA. São Paulo, 06 jun. 2018. Disponível em: <http://envolverde.cartacapital.com.br/onu-meio-ambiente-alerta-para-a-poluicao-por-plasticos-no-planeta/>. Acesso em: 25 mai. 2022.
POLETTO, José A.; Viabilidade energética e econômica da incineração de resíduo sólido urbano considerando a segregação para reciclagem. Tese (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia do Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.
QUERINO, Luana A. L.; PEREIRA, Jógerson P. G.; BARROS, Mara K. L. V. Análise da percepção dos moradores de São Sebastião de Lagoa de Roça (PB) quanto a redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 13, n. 2, p. 228-245, 2018.
SAUVE, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Orgs.). Educação Ambiental - pesquisas e desafios. Porto Alegre:Artmed, 2005.
UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 2005. 120p.
WAN, Emerson.; GALEMBECK, Eduardo; GALEMBECK, Fernando. Polímeros Sintéticos. Cadernos Temáticos da Química Nova na Escola, 2001.
WHYTE, Anne V. T. Guidelines for field studies in environmental perception. Unesco, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.