REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE OS IMPACTOS CAUSADOS POR PLÁSTICOS AO MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29710Keywords:
Plásticos, Percepção ambientalAbstract
This article analyzed the perception of undergraduate students in Chemistry about the impacts of plastics on the environment through a questionnaire, which contained open and closed questions, and in the open questions the analyses were performed through content analyses, which consists of categorizing the answers given by the students, finding similarities between each of them, and by differentiating them according to their category and analyzing each category according to the literature. The analyses of the results generated in this research allowed the realization that each individual feels the environment around him in a different way, that is, he/she has different environmental perceptions, depending on their history and culture, but all conceive that the environment is very fragile in the face of the impacts generated by society. It has also been found that academics understand that improvement to the environment comes from information, that is, if you understand that something you practice is not positive to the environment, theoretically, according to your knowledge you will not do so.
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.
FERNANDES, Roosevelt S.; SOUZA, Valdir J.; PELISSARI, Vinicios B.; FERNANDES, Sabrina T. Uso da Percepção Ambiental como Instrumento de Gestão em Aplicações ligadas às Áreas Educacional, Social e Ambiental. 2004. p.2. Disponível em:< http://www.redeceas.esalq.usp.br/noticias/Percepcao_Ambiental.pdf >. Acesso em: 25 mai. 2022.
HO, Vivian, Plastic straw ban: testing the eco-friendly alternatives, Jornal The
Guardian, 2018. Disponível em: <https://www.theguardian.com/us-
news/2018/aug/25/plastic-straw-ban-testing-compostable-metal-bamboo>. Acesso em:
mai. 2019
MACEDO, Gustavo Rodamilans et al. Ingestão de resíduos antropogênicos por tartarugas marinhas no litoral norte do estado da Bahia, Brasil. Ciência Rural, v. 41, p. 1938-1941, 2011.
MIRANDA, Daniel; MELLO, Matheus; ZOGAIB, Paulo. PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS. 2018. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/bisus2018-vol2-plasticos-biodegradaveis.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2022.
OLIVEIRA, Lívia. Percepção Ambiental. Geografia e Pesquisa, v. 6, n. 2, 2012.
ONU: MEIO AMBIENTE ALERTA PARA A POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS NO PLANETA. São Paulo, 06 jun. 2018. Disponível em: <http://envolverde.cartacapital.com.br/onu-meio-ambiente-alerta-para-a-poluicao-por-plasticos-no-planeta/>. Acesso em: 25 mai. 2022.
POLETTO, José A.; Viabilidade energética e econômica da incineração de resíduo sólido urbano considerando a segregação para reciclagem. Tese (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia do Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.
QUERINO, Luana A. L.; PEREIRA, Jógerson P. G.; BARROS, Mara K. L. V. Análise da percepção dos moradores de São Sebastião de Lagoa de Roça (PB) quanto a redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 13, n. 2, p. 228-245, 2018.
SAUVE, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Orgs.). Educação Ambiental - pesquisas e desafios. Porto Alegre:Artmed, 2005.
UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 2005. 120p.
WAN, Emerson.; GALEMBECK, Eduardo; GALEMBECK, Fernando. Polímeros Sintéticos. Cadernos Temáticos da Química Nova na Escola, 2001.
WHYTE, Anne V. T. Guidelines for field studies in environmental perception. Unesco, 1977.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.