REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE OS IMPACTOS CAUSADOS POR PLÁSTICOS AO MEIO AMBIENTE

Autores/as

  • Jéssika Paula de Oliveira
  • Elisangela Matias Miranda Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29710

Palabras clave:

Plásticos, Percepção ambiental

Resumen

O presente artigo analisou a percepção dos acadêmicos de Licenciatura em Química, sobre os impactos dos plásticos no meio ambiente através de um questionário, que continha questões abertas e fechadas, sendo que nas questões abertas as análises foram realizadas por meio de análises de conteúdo, que consiste em categorizar as respostas dadas pelos estudantes, encontrando semelhanças entre cada uma delas, e separando-as de acordo com sua categoria e analisar cada categoria segundo a literatura. As análises dos resultados gerados nesta pesquisa possibilitaram a constatação de que cada indivíduo sente o ambiente ao seu redor de uma forma diferente, ou seja possui percepções ambientais diferentes, dependendo da sua história e cultura, mas todos concebem que meio ambiente é muito frágil perante os impactos gerados pela sociedade. Também verificou-se que os acadêmicos, entendem que a melhoria para o meio ambiente vem de informação, ou seja, se você entende que algo que você pratica não é positivo ao meio ambiente, teoricamente, segundo seus conhecimentos você não irá fazê-lo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

FERNANDES, Roosevelt S.; SOUZA, Valdir J.; PELISSARI, Vinicios B.; FERNANDES, Sabrina T. Uso da Percepção Ambiental como Instrumento de Gestão em Aplicações ligadas às Áreas Educacional, Social e Ambiental. 2004. p.2. Disponível em:< http://www.redeceas.esalq.usp.br/noticias/Percepcao_Ambiental.pdf >. Acesso em: 25 mai. 2022.

HO, Vivian, Plastic straw ban: testing the eco-friendly alternatives, Jornal The

Guardian, 2018. Disponível em: <https://www.theguardian.com/us-

news/2018/aug/25/plastic-straw-ban-testing-compostable-metal-bamboo>. Acesso em:

mai. 2019

MACEDO, Gustavo Rodamilans et al. Ingestão de resíduos antropogênicos por tartarugas marinhas no litoral norte do estado da Bahia, Brasil. Ciência Rural, v. 41, p. 1938-1941, 2011.

MIRANDA, Daniel; MELLO, Matheus; ZOGAIB, Paulo. PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS. 2018. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/bisus2018-vol2-plasticos-biodegradaveis.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2022.

OLIVEIRA, Lívia. Percepção Ambiental. Geografia e Pesquisa, v. 6, n. 2, 2012.

ONU: MEIO AMBIENTE ALERTA PARA A POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS NO PLANETA. São Paulo, 06 jun. 2018. Disponível em: <http://envolverde.cartacapital.com.br/onu-meio-ambiente-alerta-para-a-poluicao-por-plasticos-no-planeta/>. Acesso em: 25 mai. 2022.

POLETTO, José A.; Viabilidade energética e econômica da incineração de resíduo sólido urbano considerando a segregação para reciclagem. Tese (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia do Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.

QUERINO, Luana A. L.; PEREIRA, Jógerson P. G.; BARROS, Mara K. L. V. Análise da percepção dos moradores de São Sebastião de Lagoa de Roça (PB) quanto a redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 13, n. 2, p. 228-245, 2018.

SAUVE, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Orgs.). Educação Ambiental - pesquisas e desafios. Porto Alegre:Artmed, 2005.

UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 2005. 120p.

WAN, Emerson.; GALEMBECK, Eduardo; GALEMBECK, Fernando. Polímeros Sintéticos. Cadernos Temáticos da Química Nova na Escola, 2001.

WHYTE, Anne V. T. Guidelines for field studies in environmental perception. Unesco, 1977.

Publicado

24-09-2022

Cómo citar

DE OLIVEIRA, J. P.; MATIAS MIRANDA, E. REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE OS IMPACTOS CAUSADOS POR PLÁSTICOS AO MEIO AMBIENTE. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 51–71, 2022. DOI: 10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29710. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29710. Acesso em: 23 nov. 2024.