AS LENTES DA ÉTICA ESPINOSANA SOBRE A DUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32070Palavras-chave:
afetos, saberes, educação profissional, filosofia, educaçãoResumo
Os anseios pela transformação da Educação Profissional (EP) são marcas registradas tanto no debate acadêmico quanto no cotidiano educacional, no entanto, percebemos que ainda precisamos avançar no que diz respeito ao discurso da oposição entre saber intelectual e saber manual. Neste artigo apontamos os afetos como fator central de análise para pensarmos a modalidade a partir da Ética espinosana e sua concepção imanente da realidade. Desejamos contribuir para as discussões críticas na teoria educacional resgatando a importância afetiva sem, contudo, fortalecer o distanciamento com a dimensão intelectiva, de forma que compreendamos as bases que sustentam tal concepção dual nesse segmento de ensino. Este trabalho surge de um recorte de investigação para doutoramento em Educação em uma Universidade pública, cuja pesquisa de abordagem qualitativa se utiliza de fontes bibliográficas e documentais para a descrição e análise dos dados. Optamos por uma abordagem de inspiração filosófica para tecer aproximações com o campo educacional. Os resultados apontam para a necessidade de desconstrução das bases de pensamento fundamentadas em uma compreensão bipartida de realidade como ponto de partida para avançar na formulação de propostas educacionais que tragam corpo/afetos em equivalência com mente/intelecto, no que a teoria Ética espinosana se apresenta como importante e necessário arcabouço epistêmico.
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