UMA HISTÓRIA E CULTURA AFROCENTRADA: REFLEXÕES IDENTITÁRIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32997Palavras-chave:
educação; identidade; relações étnico-raciais.Resumo
Este artigo é fruto do desdobramento de uma ação desenvolvida na sala de aula no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira na Educação, realizada junto a uma turma de história e cultura afro-brasileira e africana no processo de construção e afirmação identitária dos estudantes do Ensino Médio. O presente trabalho foi desenvolvido no turno vespertino, no período de 21 de setembro de 2022 a 29 de setembro de 2022, utilizando o método da pesquisa-ação, a partir do planejamento e vivência de uma sequência didática. A pesquisa revelou-se como uma estratégia pedagógica viável para potencializar os estudos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, capaz de transformar os sujeitos e suas realidades. Os referenciais teóricos utilizados estiveram amparados nas produções de Appiah (1992); Fanon (2008); Gomes (2017); Munanga (2005); Santos (2005); Silva (2007). Assim, este estudo contribuiu para o reconhecimento e afirmação identitária dos (as) estudantes, apontando possibilidades de ações concretas em direção à superação de uma educação monocultural e eurocêntrica.
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