FACTORES ASSOCIADOS AO ABANDONO ESCOLAR DA RAPARIGA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO NA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA 25 DE JUNHO, DISTRITO DE NHAMATANDA 2021-2022
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID29900Keywords:
Disortografia, Aprendizagem, Dificuldades de AprendizagemAbstract
RESUMO
O presente artigo visa analisar os factores associados à disortográfica como dificuldade especifica de aprendizagem nos alunos de 3º ciclo de Ensino Básico na Escola Primária Completa 25 de Junho. Para efectivação deste objetivo, utilizamos as seguintes metodologias: a pesquisa mista (qualitativa e quantitativa) método bibliográfico, com recursos as técnicas, a observação directa, entrevista e questionário. No que tange a população e amostra de estudo, tivemos como população 960 alunos e 14 professores, nesse âmbito a amostra foi escolhida aleatoriamente 100 alunos (50 rapazes e 50 raparigas) de idade compreendida de 12-14 anos e 10 professores da Escola Primária Completa 25 de Junho. O problema em questão nesta temática é a dificuldade de escrita, onde confundem os fonemas, discordância de número, de gênero, pontuação deslocada, junção de palavras e letras e no outro momento omissão de algumas letras nas palavras. Relativamente aos principais resultados de pesquisa, constatamos no 3º ciclo de Ensino Básico na Escola Primária Completa 25 de Junho, os factores do tipo percetivo, intelectual, linguístico, afetivo-emocional, e factores de tipo pedagógico. Para efeito, há necessidade de promoção de capacitações aos professores em matéria de cognição e linguagem, metodologias de ensino diferenciadas para melhorar as suas práticas.
Palavras-Chave: Aprendizagem. Disortografia. Factores. Dificuldade.
Downloads
References
Afonso, M. L. P. (2010). Disortográfica: compreender para intervir. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Disponível em: file:///C:/Users/Jac/Downloads/TM-ESEPF-EE_lurdesafonso2010anexos.pdf
Casal, C. J. F., (2013), Disortografia: A escrita criativa na reeducação da escrita, Porto. Disponível:https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/4140/1/Carlos%20Casal%20%20Disortografia%20A%20Escrita%20Criativa%20na%20Reeduca%c3%a7%c3%a3o%20da%20Escrita.pdf
Coelho, D.T. (2013). Dificuldades de aprendizagem específicas, dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Porto, Areal. Disponível em: http://www.ciec uminho.org/documentos/ebooks/2307/pdfs/8%20Inf%C3%A2ncia%20e%20Inclus%C3%A3o/Dislexia.pdf
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/dislexia-disgrafia-disortografica
Lara, E. M. T. (2005 ). Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, Santa Maria, RS, Brasil
Magalhães, L. F. S. A. P. (2016), Como lidar com a dislexia? intervenção numa criança disléxica, Coimbra.
Oliveira, R. M. A Importância de Analisar as Dificuldades de Aprendizagem no Contexto Escolar – Dislexia, Disgrafia, Disortográfica, Discalculia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Disponível em:
Silveira, T. R. (2014), Psicopedagogia: um novo olhar frente à disortografia, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Disponível em: http://www.historialivre.com/revistahistoriador/seis/10tatiana.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.