FACTORES ASSOCIADOS AO ABANDONO ESCOLAR DA RAPARIGA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO NA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA 25 DE JUNHO, DISTRITO DE NHAMATANDA 2021-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID29900

Palavras-chave:

Disortografia, Aprendizagem, Dificuldades de Aprendizagem

Resumo

RESUMO

O presente artigo visa analisar os factores associados à disortográfica como dificuldade especifica de aprendizagem nos alunos de 3º ciclo de Ensino Básico na Escola Primária Completa 25 de Junho. Para efectivação deste objetivo, utilizamos as seguintes metodologias: a pesquisa mista (qualitativa e quantitativa) método bibliográfico, com recursos as técnicas, a observação directa, entrevista e questionário. No que tange a população e amostra de estudo, tivemos como população 960 alunos e 14 professores, nesse âmbito a amostra foi escolhida aleatoriamente 100 alunos (50 rapazes e 50 raparigas) de idade compreendida de 12-14 anos e 10 professores da Escola Primária Completa 25 de Junho. O problema em questão nesta temática é a dificuldade de escrita, onde confundem os fonemas, discordância de número, de gênero, pontuação deslocada, junção de palavras e letras e no outro momento omissão de algumas letras nas palavras.  Relativamente aos principais resultados de pesquisa, constatamos no 3º ciclo de Ensino Básico na Escola Primária Completa 25 de Junho, os factores do tipo percetivo, intelectual, linguístico, afetivo-emocional, e factores de tipo pedagógico. Para efeito, há necessidade de promoção de capacitações aos professores em matéria de cognição e linguagem, metodologias de ensino diferenciadas para melhorar as suas práticas.

 

Palavras-Chave: Aprendizagem. Disortografia. Factores. Dificuldade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Afonso, M. L. P. (2010). Disortográfica: compreender para intervir. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Disponível em: file:///C:/Users/Jac/Downloads/TM-ESEPF-EE_lurdesafonso2010anexos.pdf

Casal, C. J. F., (2013), Disortografia: A escrita criativa na reeducação da escrita, Porto. Disponível:https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/4140/1/Carlos%20Casal%20%20Disortografia%20A%20Escrita%20Criativa%20na%20Reeduca%c3%a7%c3%a3o%20da%20Escrita.pdf

Coelho, D.T. (2013). Dificuldades de aprendizagem específicas, dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Porto, Areal. Disponível em: http://www.ciec uminho.org/documentos/ebooks/2307/pdfs/8%20Inf%C3%A2ncia%20e%20Inclus%C3%A3o/Dislexia.pdf

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/dislexia-disgrafia-disortografica

Lara, E. M. T. (2005 ). Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, Santa Maria, RS, Brasil

Magalhães, L. F. S. A. P. (2016), Como lidar com a dislexia? intervenção numa criança disléxica, Coimbra.

Oliveira, R. M. A Importância de Analisar as Dificuldades de Aprendizagem no Contexto Escolar – Dislexia, Disgrafia, Disortográfica, Discalculia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Disponível em:

Silveira, T. R. (2014), Psicopedagogia: um novo olhar frente à disortografia, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha. Disponível em: http://www.historialivre.com/revistahistoriador/seis/10tatiana.pdf

Downloads

Publicado

18-10-2024

Como Citar

DOMINGOS, A. .; MAGANDE, E. E. FACTORES ASSOCIADOS AO ABANDONO ESCOLAR DA RAPARIGA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO NA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA 25 DE JUNHO, DISTRITO DE NHAMATANDA 2021-2022. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. AI01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n2ID29900. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29900. Acesso em: 21 nov. 2024.